x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 183

Obrigatoriedade pagamento Alvará MEI

André

André

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 9 fevereiro 2022 | 14:58

Boa tarde,

Sou um MEI desde dezembro/2019

Recebi uma notificação da prefeitura de minha cidade, com o débito do Alvará TTL do ano de 2020 e 2021.

Porém MEI tem que pagar alvará?

Meu CNAE é de comércio varejista

Ao indagar o setor tributário de minha cidade, a resposta foi a seguinte: "Boa tarde, a dispensa é do licenciamento, não do pagamento da taxa, que é devida e lançada com base nos dados existentes no cadastro da Fazenda Municipal."

Essa cobrança tem legalidade?

Desde já agradeço por quem puder ajudar

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 24 fevereiro 2022 | 09:54

Bom dia André !

Pessoalmente entendo que é inconstitucional a legislação federal que altera tributos de natureza municipal, pois as competências tributárias estão separadas na Constituição. Recomendo que analise a legislação tributária municipal para se inteirar sobre o que determina tal legislação.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
JIMI ANALISTA FISCAL TRIBUTARIO BELÉM/PA

Jimi Analista Fiscal Tributario Belém/pa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 25 fevereiro 2022 | 21:37
Jimi Analista Fiscal-tributário Belém/Pará
Especialidade fiscal-tributária:
RICMS/PARÁ - RISS/BELÉM
Exportação e Importação - Postos de combustíveis - Distribuidora de medicamentos
Comércio varejista de GLP - Farmácias de manipulação e Drogarias - Empresas de TELECOM - Rastreamento veicular
Construtoras, incorporadoras e imobiliarias - Autopeças - Escritórios de advocacia - Agência de viagens
Sorveterias, lanchonetes e padarias - Manutenção de ar condicionado - Comercio de produtos odonto medicos hospitalares
Escola de ensino regulares - Corretagem de seguros - Aluguel e venda de imoveis - Serviços de jardinagem e paisagismo
Microempreendedor individual
(91)98334 6044 ZAP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.