x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 531

ICMS para indústria de manipulação de pescados

Mateus

Mateus

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a)
há 2 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2022 | 15:55

Olá!
sou sócio de uma indústria de manipulação e comercialização de pescados que iniciou as atividades em dezembro de 2021.
Temos contador, mas tenho dificuldade de obter respostas bem elaboradas (no sentido de fazer entender por não contadores), de tal forma que busquei este fórum.
A indústria da qual sou sócio pretende diversificar os negócios. Estamos elaborando estratégias de venda.
Somos optantes pelo SIMPLES e, no momento, emitimos nota para restaurantes clientes. Sobre a nota pagamos os impostos conforme o SIMPLES. Talvez por sermos optantes pelo SIMPLES, não aproveitamos o recolhimento de ICMS de nossos fornecedores.

Bom, o que preciso entender é o seguinte (vou elaborar cenários com camarão):

Cenário 1) cliente opta por comprar camarão já manipulado:
a) A fábrica da qual sou sócio (passarei a me referir como "minha fábrica") comprará 172kg de camarão bruto de uma fazenda do nordeste. A fazenda venderá o camarão a R$20/kg, pagando 10%ICMS (no nordeste o ICMS é menor). ICMS recolhido: R$344,00
b) Minha fábrica irá manipular o pescado. Nessa manipulação a perda será de 42% do peso do camarão. Assim, a fábrica gerará, a partir de 172kg, 100kg de camarão manipulado.
a.1) Dúvida: contabilmente, o que deve ser feito com estes 72kg perdidos?
a.2) Dúvida: nessa "transformação", 172kg passam a 100kg. Então, a título de recolhimento de ICMS, os R$344,00 recolhidos agora "acompanham" os 100kg?
c) A rede de mercados que comprou os 100kg nos pagou R$50/kg = R$5000,00
c.1) Ao emitir nota e considerando uma faixa mais alta de faturamento, sendo que vou considerar 4% do valor, será recolhido para ICMS. Então, pagaremos R$200 de ICMS.
c.2) Dúvida: em termos de recolhimento, deve-se somar os R$344 de a) aos R$200 de c.1)?
d) Agora a questão final: se o supermercado que comprou o camarão de minha fábrica colocar o produto à venda por R$100/kg, ele faturará R$10.000,00. Se o ICMS que ele paga é de 17%, quanto ele terá que, de fato, pagar de imposto?
d.1) R$1700 - R$544 (de c.2)) = R$1156,00 ?

Cenário 2) rede de mercados opta por contratar minha fábrica apenas para manipular o camarão:
z) a rede compra 172kg de camarão bruto, ao preço de R$20,00 e ICMS de 10%. e manda entregar em minha fábrica. ICMS recolhido = R$344,00
y) com minha fábrica a rede de mercados apenas pagará os serviços de armazenamento e manipulação. Portanto, entendo, não há incidência de ICMS pela prestação do serviço;
x) minha fábrica manipula o camarão e entrega para o cliente. O cliente terá 100kg de camarão manipulado
x.1) mesma dúvida de a.1;
x.2) mesma dúvida de a.2;
w) o cliente coloca o camarão a venda por R$100/kg. Paga ICMS de 17%.
w.1) o ICMS efetivo que ele pagará será de R$1700 - R$344 = R$1356,00? 

Trago estas perguntas pois precisamos fechar valores para comercialização e para manipulação. Se minha elaboração estiver correta, então, e pensando somente em ICMS, a rede de supermercados terá os lucros:
Cenário 1) R$10.000 - R$5000 - R$1156 = R$3844,00
Cenário 2) R$10.000 - R$3440 - R$1356 = R$5204,00 

Assim, terei respaldo para precificar meu serviço de manipulação. No exemplo, se eu cobrar a diferença de lucro dos dois cenários, então é um valor razoável a cobrar pela manipulação R$1360,00, ou R$13,60/kg já manipulado.

Peço desculpas pelo espaço, reitero que não sou contador e agradeço sua ajuda!
--
Mateus

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2022 | 10:16

Bom Dia,

É mais simples do que vc imagina.
Primeiro, por sua empresa ser do SN, vc não se credita de ICMS então em suas compras sua preocupação é precificar as vendas e ser tributado sobre as Receitas (vendas).

Em relação à tratativa de PERDAS/SOBRAS, seria no contábil, no qual sua empresa por ser do SN também não há necessidade (contabilização simplificada).

Resumindo, gerencialmente vc deve focar na precificação de modo a repassar a perda no custo.

Não sei se fui clara, mas espero ter contribuído de alguma forma.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Celso

Celso

Bronze DIVISÃO 2
há 38 semanas Sábado | 21 outubro 2023 | 09:38

Bom dia, e como ficaria o estoque? ? Também sou leigo nesse parte de peixes e se alguém puder ajudar a entender um pouco mais... 
Comprei pacu com 4 kg, depois de limpo ficou 3 kg, que no caso é o q vou vender... E esse 1 kg?? O q deve fazer para registrar?? Tenho que emitir nota de perda?? 
Empresa do Simples Nacional 

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 38 semanas Sábado | 21 outubro 2023 | 18:42

Boa Noite,

O estoque deve ser calculado por unidade, em realação aos pescados.

Vc comprou um peixe inteiro, o limpou e vendeu.

Estoque = 1 peixe
Venda = 1 peixe

Não precisa emitir nota de perda não.

Não é necessário um controle diário mas a empresa deve informar os valores de seu estoque nas declarações e no encerramento do exercício sendo devido ter um controle do que sai e entra no estoque para que o valor informado referente a este tenha alguma consistência.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.