x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 365

Sou MEI, apesar do CNPJ encontro melhores preços comprando como CPF

Sergio Paulo

Sergio Paulo

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Informática
há 2 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2022 | 18:28

Prezados,

Iniciei na atividade de compra e revenda de aparelhos telefônicos percebendo situações interessantes no que diz respeito a cashbacks e outras ferramentas evolvendo compras bonificadas que me permitem obter um preço final vantajoso para efetuar a posterior revenda, todavia estas condições de compra só existem para pessoas físicas, não sendo possível realizá-las como PJ (já pesquisei a fundo e realmente não dá).

Pelo que tenho visto, PJ só pode comprar com o CNPJ (apesar que não encontrei isso escrito em lei ainda), por isso pesquisei preços em fornecedores PJ para PJ, e os preços são praticamente os mesmos dos grandes e-comerces o que logo, não deixa margem de lucro e inviabiliza o negócio.

Já fiz contato com a Apple para tentar ser um revendedor, mas a resposta é sempre a mesma, não é possível no momento e caso haja oportunidade vai ser divulgado no site (só que já tem mais de 3 anos que não há oportunidade nenhuma).

Com isso questiono, posso continuar a comprar com o CPF, fazer uma nota de entrada para o MEI (se for o caso) e por fim realizar a venda?

A saída do aparelho pela empresa não resolve a questão dos impostos de ICMS e etc, uma vez que essa paga estes pelo simples nacional?

Ou simplesmente meu negócio não existe legalmente, e adeus empresa, adeus renda, adeus crescimento, adeus futuros empregos gerados e por aí vai...?

Como o estado vê esse tipo de questão? Pouco importa se os melhores preços estiverem na pessoa física, tem que usar CNPJ e pronto, o empresário que se vire pra conseguir vender e lucrar?

Igor Pinheiro

Igor Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2022 | 22:01

Boa noite. Como o limite de vendas do MEI é apenas R$ 81.000,00 por ano, levando em conta que uma das regras do Simples é que não se deve comprometer mais de 80% das receitas com compras, levando em conta que você mencionou vender Apple, que é um produto bem caro. Seu negócio seria inviabilizado pela fato de ser MEI. Pois logo logo a Sefaz de seu estado identificaria a alta compra. E respondendo, não. Não tem como comprar em PF e vender para sua PJ sem garantias que de que será fiscalizado no futuro. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.