x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 16

acessos 49.215

Locação de máquinas sem operador

Taise Garcia

Taise Garcia

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 08:23

Bom Dia,

Estou com uma dúvida.
Uma empresa que faz locação de máquinas(retroescavadeira,....) sem operador.
O cliente dela está exigindo uma nota fiscal para cobrança deste aluguel.
Qual a forma correta, sendo qu pelo que li sobre o assunto a empresa não pode tirar nota fiscal.
Alguém conhece alguma brecha na lei, ou algum forma LEGAL de poder emitira uma nota fiscal dessa locação?

Silvio Scolaro

Silvio Scolaro

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 14 anos Sábado | 29 maio 2010 | 12:51

Boa Tarde,
Taise.

Se a empresa faz locações, terá de emitir NF Locação, aque em SP, algumas empresas emitem NF Serviços, mas, é errado. Vc pode verificar esta possibilidade.

Grande abraço.

"A força de uma muralha depende do tamanho da coragem do samurai que a defende"
Ana Paula Oliveira

Ana Paula Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 22 junho 2010 | 13:35

A locação de máquinas deixou de ser fato gerador do ISS desde 1º.08.2003. A lista de serviços sujeitos ao referido
imposto indica em seu item 3.1 a expressão "vetado". Vale dizer que, com o veto presidencial, deixou de ser exigido o ISS na
locação de bens móveis (Lei Complementar nº 116/2003).
Assim sendo, as empresas que realizam essas locações não emitirão notas fiscais para cobrança do valor locatício, bastando um
recibo para dar quitação ao cliente.

LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2010 | 09:25

Bom dia,

Algumem saberia me dizer quais seria as aliquota do:

IRPJ

CSLL

Para locação de Maquinas sem operador ???

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338
Ana Paula Oliveira

Ana Paula Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2010 | 14:02

Boa tarde Luis,

Tudo depende da forma de Tributação da Empresa.

Simples Nacional
já esta embutido na Aliquota mensal de acordo com seu faturamento

Lucro Presumido
Receita Bruta x 32% x 9% para CSLL
Receita Bruta x 32% x 15% para IRPJ

Lucro Real
Lucro Real apurado x 15% para IRPJ
Lucro Real apurado x 9% para CSLL

marcos kuntz

Marcos Kuntz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 09:52

Bom dia a todos e se o locador alegar que está locando a maquina com operador ?, seria locação ou prestação de serviços ?, temos um cliente que está fazendo a locação com nota fiscal de serviços da PMSP e colocando em deduções o valor da Maquina ou seja está pagando o ISS e o INSS somente sobre o valor da Mão de Obra ao meu entender isso está errado pois locação com mão seria uma prestação de serviços de terraplanagem, ou seja tributada integralmente, mas seguindo as orientações de um advogado ele está procedendo desta forma, o que acham ?

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 08:51

Marcos Kuntz

Neste caso, realmente é Prestação de Serviço, no entanto é aceitável o abatimento de valores referente à mecanização, e tributar somente a Mão-de-obra para base de calculo do ISS.

Daniel Camargo

Daniel Camargo

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 11:57

Obrigado Ronaldo
Somente mais uma pergunta .
Nossa empresa é prestadora de serviços e locadora de maquinas e equipamentos , quando há locações emito a nf de cobrança na NF de serviços como a maioria faz por aqui , qual seria a forma mais adequada para que eu possa emitir a nf de cobrança de locação de maquinas?

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 15:06

Boa tarde Daniel

Caso a empresa seja contribuinte do ICMS, deverá emitir nota fiscal modelo 1 ou 1-A.

Natureza de Operação: Remessa em locação
CFOP: 5.949 ou 6.949

Informações Complementares:
Não-incidência do ICMS, conforme art. 7º, IX, do RICMS/00, aprovado pelo Decreto nº 45.490/00".

OBS.
Também não incide ISS

Com base na LC nº 116/2003 o item 3.01, intitulado como locação de bens móveis, foi vetado, e portanto, não é fato gerador do ISS.


Vagner

Vagner

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar
há 13 anos Domingo | 12 junho 2011 | 21:31

Boa noite
me ajudem gostaria de saber se há retenção na fonte de locação de equipamentos sem operador.
Pis/cofins/csll e ir, vi acima apenas o ir pois sei que locação não é serviço por isso não retem iss mas não sei ao certo os outros impostos.
grato.

Vagner

Vagner

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar
há 13 anos Segunda-Feira | 13 junho 2011 | 19:46

Boa noite
me ajudem gostaria de saber se há retenção na fonte de locação de equipamentos sem operador.
Pis/cofins/csll e ir, vi acima apenas o ir pois sei que locação não é serviço por isso não retem iss mas não sei ao certo os outros impostos.
grato.

Marciana L Dalfior

Marciana L Dalfior

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 10:06

Bom dia,

Tenho duas empresas distintas e ambas no simples nacional. Uma delas possui um caminhão munck para locar. De vez em quando, a outra empresa também usufrui desse equipamento e obtém receita com ele. Minha dúvida é: É possível fazer um contrato de parceria entre elas para que a segunda empresa continue obtendo receitas e possa emitir NF para estas?
Qual seria mais correto: parceria, locação, arrendamento ou terceirização?

Se alguém puder me ajudar agradeço.

Atenciosamente,
Marciana L Dalfior
VNI - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.