x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 735

Sou MEI e revendo sorvetes, tenho uma sorveteria em local fisíco

Vinicius

Vinicius

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 25 fevereiro 2022 | 15:31

Sou MEI e revendo sorvetes, tenho uma dúvida sobre nosso ramo de sorveteria em local físico, eu devo pagar ICMS/ST sobre a compra direto da fábrica?


Atenciosamente,

JIMI ANALISTA FISCAL TRIBUTARIO BELÉM/PA

Jimi Analista Fiscal Tributario Belém/pa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 25 fevereiro 2022 | 19:09

Vinicius,
Quando você fala pagar ICMS substituição na compra, você se refere ao destaque na nota do fornecedor ou recolhimento em forma de antecipado na entrada?
Pois temos duas situações, veja;
A substituição Tributária de ICMS ocorre na aquisição de mercadoria de outro estado que não seja o de registro do MEI. Há um convênio vigente entre as Secretarias de Receitas Estaduais estabelecendo previamente a tributação de ICMS.
E...
De acordo com o artigo 103, V da Resolução CGSN nº 140/2018 (1), durante a vigência da opção pelo Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional (Simei) não se aplicam ao Microempreendedor Individual (MEI) as atribuições da qualidade de substituto tributário.
.

Jimi Analista Fiscal-tributário Belém/Pará
Especialidade fiscal-tributária:
RICMS/PARÁ - RISS/BELÉM
Exportação e Importação - Postos de combustíveis - Distribuidora de medicamentos
Comércio varejista de GLP - Farmácias de manipulação e Drogarias - Empresas de TELECOM - Rastreamento veicular
Construtoras, incorporadoras e imobiliarias - Autopeças - Escritórios de advocacia - Agência de viagens
Sorveterias, lanchonetes e padarias - Manutenção de ar condicionado - Comercio de produtos odonto medicos hospitalares
Escola de ensino regulares - Corretagem de seguros - Aluguel e venda de imoveis - Serviços de jardinagem e paisagismo
Microempreendedor individual
(91)98334 6044 ZAP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.