Guilherme Augusto
Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a) Bom dia, pessoal.
Eu gostaria de entender como escriturar nota fiscal de entrada quando tem IPI nas situações em que a empresa se credita ou não dele.
Eu estou com dúvidas pois as telas de digitação nos sistemas possuem muito mais informações e validações do que um livro físico antigo e a quantidade de material explicando as diferenças de uma das situações é de certa forma escassa.
Num exemplo prático:
Valor dos produtos R$ 111,98
Valor do IPI R$ 0,34 (incidiu sobre um único produto na nota - Produto de 6,86 c/ alíquota de 5%
BC do ICMS R$ 112,32
Valor do ICMSR$ 20,22
Total da Nota R$ 112,32
No sistema eu tenho os campos Valor contabil, BC ICMS, ICMS, Valor de mercadorias... Esses campos pra mim acredito que o preenchimento seja meio obvio. Mas já li relatos de que para fins de SPED fiscal eu teria que somar o IPI ao valor das mercadorias nos casos em que a empresa não vá se creditar do imposto.
No sistema também tem os campos relacionados ao IPI: BC do IPI, IPI, Isentas, Outras, IPI não creditado, e Creditado 50%.
Qual seria a forma correta de se fazer o lançamento dessa nota fiscal?