x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 4.532

Escrituração de nota fiscal com IPI

Guilherme Augusto

Guilherme Augusto

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 16 março 2022 | 13:19

Bom dia, pessoal.

Eu gostaria de entender como escriturar nota fiscal de entrada quando tem IPI nas situações em que a empresa se credita ou não dele.

Eu estou com dúvidas pois as telas de digitação nos sistemas possuem muito mais informações e validações do que um livro físico antigo e a quantidade de material explicando as diferenças de uma das situações é de certa forma escassa.

Num exemplo prático:

Valor dos produtos R$ 111,98
Valor do IPI R$ 0,34 (incidiu sobre um único produto na nota - Produto de 6,86 c/ alíquota de 5%
BC do ICMS R$ 112,32
Valor do ICMSR$ 20,22
Total da Nota R$ 112,32

No sistema eu tenho os campos Valor contabil, BC ICMS, ICMS, Valor de mercadorias... Esses campos pra mim acredito que o preenchimento seja meio obvio. Mas já li relatos de que para fins de SPED fiscal eu teria que somar o IPI ao valor das mercadorias nos casos em que a empresa não vá se creditar do imposto.

No sistema também tem os campos relacionados ao IPI: BC do IPI, IPI, Isentas, Outras, IPI não creditado, e Creditado 50%.

Qual seria a forma correta de se fazer o lançamento dessa nota fiscal?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 21 março 2022 | 08:07

Bom Dia

Valor dos produtos R$ 111,98 - Valor da Mercadoria.
Valor do IPI R$ 0,34 (incidiu sobre um único produto na nota - Produto de 6,86 c/ alíquota de 5% 6,86 Base de Cálculo IPI e IPI 0,34
BC do ICMS R$ 112,32 Base de Cálculo do ICMS, pois a venda foi considerada uso final
Valor do ICMSR$ 20,22 - não se credita, não lança.
Total da Nota R$ 112,32 VC

Veja que a base de cálculo do ICMS está somando o IPI, ou seja, foi informado ao fornecedor que a aquisição é para uso e consumo, então não há créditos, apenas VC, OUTRAS e OUTRAS, sendo que OUTRAS é o valor da mercadoria e o IPI lançado em observações.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.