x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 2.316

Como emitir uma nota fiscal de remessa em garantia.

José Edenilson Duarte da Silva

José Edenilson Duarte da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 2 anos Quinta-Feira | 24 março 2022 | 16:06

Boa tarde!
Estou com dúvida em relação a emissão de uma nota fiscal de remessa em garantia, irei explicar todo o processo para que possam entender melhor.
A empresa ao qual trabalho vende máquinas agrícolas, após a venda dessas máquinas as mesmas possuem um certo período de garantia. Durante esse período, caso o cliente nos acione reclamando de um defeito em uma PEÇA X, imediatamente retiramos essa peça do nosso ESTOQUE (a finalidade dessa peça que estava no estoque até então era VENDA) e solucionamos o problema do cliente substituindo a peça. Após isso, guardamos a peça danificada (não damos entrada fiscal nem nada do gênero, acredito que de fato não seja necessário, me corrijam se eu estiver enganado), abrimos um processo de garantia com a FÁBRICA e aguardamos sua resposta, que podemos classificar como 3 hipóteses:

1º - A fábrica aprova o pedido de garantia e nos dá um "crédito" com ela para futuras compras, (ou seja, ela não nos envia outra peça para repor nosso estoque, como é de costume com algumas outras fábricas) e após três meses podemos descartar a peça danificada do nosso estoque. Todavia, preciso dar uma "baixa fiscal" no meu estoque da peça que retirei para atender o cliente, emitindo uma nota fiscal em nome dele, a fábrica sugere que façamos uma nota fiscal do tipo "REMESSA EM GARANTIA", CFOP "5949/6949", e até o momento pretendemos fazer dessa maneira no entanto, aceito sugestões caso não seja o correto.

2º - A mesma coisa que o 1º, no entanto, a FÁBRICA solicita ainda que enviemos as peças danificadas para ela com uma nota fiscal de remessa em garantia CFOP 5949/6949, como destinatária a FÁBRICA, como eu poderia emitir essa nota fiscal? E ainda assim preciso emitir a nota fiscal para o meu cliente que recebeu as peças novas e dar baixa no meu estoque. 

3º A fábrica reprova o pedido de garantia e cobramos do cliente o valor das novas peças. (Este seria o mais simples, pois seria uma nota fiscal de venda normal)

Estou com uma certa urgência, para solucionar isso, agradeço se puderem me dar uma luz acerca do tema.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.