x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 61

Sped Fiscal RJ

SABRINA MENDONÇA DA FONSECA

Sabrina Mendonça da Fonseca

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 11 abril 2022 | 16:56

Boa Tarde Colegas,
um cliente lucro presumido apurou agora créditos de ICMS nas contas de energia elétrica de anos anteriores. Não estou questionando se é certo ou errado, pois não concordo com os métodos utilizados para esta apuração, mas de qualquer forma, preciso fazer o cliente ter acesso a este crédito gerado. É dos últimos 5 anos.

Iria pedir autorização à Sefaz. a Sefaz autorizando, retificaria os speds, mas a minha duvida é por conta dos créditos e débitos de ICMS. Como vou retificar aumentando o valor do crédito mensal, o mesmo será transportado para o mês seguinte (no caso dos créditos serem maiores que os débitos), ou o sped apurará um valor de ICMS menor que o que foi pago (no caso de ter apurado ICMS a pagar). 

Alguém já fez este tipo de trabalho?
Como fazer para ter o ressarcimento/compensação/restituição do valor de ICMS pago, que ficará pago a maior?

Não sei se consegui me fazer entender direito.

Muito obrigada pela atenção,
Sabrina Fonseca

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.