x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 445

Incentivos fiscais COMPETE(ES) x TTD(SC) .

JULIO CEZAR SOUZA

Julio Cezar Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 2 anos Quarta-Feira | 13 abril 2022 | 15:15

Prezados, boa tarde!
Primeiramente gostaria de agradecer a atenção e o tempo despendido para este tópico.

Sou comerciante de eletrônicos e no último período entramos para o segmento de e-commerce através de Marketplaces( Mercado Livre, Amazon, Americanas) , e tivemos um resultado muito bom, tanto que ultrapassamos o sublimite do Simples Nacional em poucos meses e tivemos que abrir outro CNPJ para este período em nome de minha esposa para não acontecer de sermos desenquadrados.

Acontece que conforme o acumulado vai aumentando, nossa alíquota do Simples vai aumentando, inviabilizando nosso negócio, já que trabalhamos com margens extremamente apertadas, em torno de 6% a 8% e como estamos no Simples não temos nenhum incentivo.

Recolhemos impostos sobre todo valor da NF, que não reflete em nosso lucro, já que em um produto de R$100,00 , vendido a R$150,00 , R$42,00 são de comissões, impostos, frete e embalagem. Nós apenas compramos de distribuidores oficiais com valor integral de NF de compra, e todas despesas conseguimos comprovar também através de Nfs, tanto de frete, comissões e demais custos de venda.

Estou querendo migrar para o ES ou SC, ir para o Lucro Real e contratar uma logística terceirizada para aderir ao programa de incentivos , pois todos nossos fornecedores são destes Estados, e fazendo uma pesquisa de nossos concorrentes eles também estão baseados lá, sendo que grande parte em SC. 

Algum dos senhores teriam clientes nestes dois Estados e há alguma vantagem maior para comercio varejista de eletronicos  de um para o outro ? Não iremos importar,  os nossos distribuidores são importadores e iremos trabalhar apenas com revenda, sendo 99% dos nossos clientes são não contribuintes,  Já li a legislação algumas vezes, já entendi sobre o DIFAL que será necessário abrir uma IE em cada Estado ou pagar a guia antes da expedição da NF,  consultei também meu contador , porém quando foge do âmbito do Simples ele infelizmente não trabalha, fiz uma consulta a outro que também não tem clientes nestes Estados. 

Creio que a única forma de ficar competitivo seria esta migração para Lucro Real + adesão aos incentivos, já que a alíquota do Simples acima de 10% inviabiliza totalmente meu negócio, tenho despesas bem altas em relação minha margem líquida. 

No mais, agradeço demais a atenção de todos e espero que consiga definir, pois tive que pausar a venda de diversos produtos e essa complexidade que temos no Brasil está me tirando o sono.

Muito obrigado!



 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.