x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 8.565

SEDIF DETSDA ERRO 9999

ssr

Ssr

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 2 anos Quarta-Feira | 18 maio 2022 | 16:34

Mensagem editada . Caso resolvido.

Prezados,

Passei literalmente todo o dia de ontem tentando fazer o SEDIF DeSTDA conectar-se à SEFAZ-PE e, tarde da noite, encontrei a solução. Não posso garantir que servirá para todo mundo, mas se resolver  o problema de pelo menos 1 pessoa, já será útil.

Trata-se do conhecido erro 9999 que já ocorre no início do funcionamento do programa, quando ele verifica se há atualização a fazer:

"----------------------------------------------------------------------------
UF: RJ
----------------------------------------------------------------------------
Falha ao tentar verificar versão na UF: RJ
Detalhamento técnico do erro: Socket Error # 10054
Connection reset by peer.
----------------------------------------------------------------------------
UF: PE
----------------------------------------------------------------------------
Consultando versões via WebService...
Falha ao tentar verificar versão na UF: PE
Detalhamento técnico do erro: Erro ao recuperar versões via WebService. Erro: 9999 - Não foi possível conectar ao servidor da Secretaria da Fazenda, favor verifique sua conexão com a internet.
"
Ainda que você rejeite a verificação inicial, na hora em que for comandado o envio da declaração, o programa fará isso e não transmitirá a declaração.

No meu PC com Windows 7, em "Opções da Internet", aba "Avançadas", seção "Segurança", as seguintes ações foram necessárias:
* SSL2.0 deve estar desligado, incondicionalmente. É Indiferente se SSL3.0 está ou não ligado.
* TLS1.2 deve estar ligado, incondicionalmente. Indiferente estados de TLS1.0 e 1.1.

* o item "verificar revogação de certificados do servidor*" parece indiferente. No meu PC estava desmarcado e vi que em um outro PC em que o problema não ocorria estava ativado.

Ao longo do dia, inúmeras medidas, todas infrutíferas, foram tentadas. Algumas delas podem ser encontradas na Internet (inclusive aqui no Contábeis) e outras experimentei por minha iniciativa, já que sou formado em TI. A inespecificidade da mensagem de erro que o programa SEDIF apresenta leva a considerar muitas hipóteses, assim como NÃO leva às hipóteses relacionadas às camadas de segurança (SSL e TSL).

Para o caso de as medidas  eficazes que apresentei acima não funcionarem ou não forem suficientes, abaixo listo as ações que foram infrutíferas NO MEU CASO mas que podem ser úteis para outros, várias delas se encontrando em relatos daqueles que passaram pelo mesmo problema:
* usar a Internet do celular, 
* uso de VPN
* redução do nível de segurança ao máximo e desabilitação do MODO PROTEGIDO
* mudança da origem da hora do computador
* desativar TLS 1.1, e 1.2 no IE
* ativar TLS 1.0, 1.1. 1.2 e 1.3 no IE
* desmarcar SSL 2.0 e 3.0
* reinstalar o SEDIF
* desinstalar o SEDIF e reinstalar
* desinstalar e reinstalar como administrador
* reinstalar em outro diretório
* reinstalar e escolher a origem como PE, mesmo que não seja o estado onde você está
* desativar firewall
* ligar o cabo de rede diretamente ao PC, sem passar pelo roteador

Firewall com protocolos e portas liberadas para o SEDIF.

Amanda Pinto

Amanda Pinto

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 51 semanas Sexta-Feira | 28 julho 2023 | 16:20

Prezados boa tarde,

Estava com o mesmo problema que o colega SSR. Sedif não atualizava.

Fiz apenas 1 dos procedimentos citados pelo mesmo acima e para mim deu certo.
Entrei na Internet >opções da internet>avançado>rolei a barra até o fim>marquei a opção Usar TLS 1.2 e desmarquei a verificar revogação de certificados do servidor. 

Obrigada pela dica. Ssr

ARMANDO LUIZ DE SOUZA VIEIRA

Armando Luiz de Souza Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 47 semanas Quarta-Feira | 23 agosto 2023 | 00:57

Boa noite amigos!
Estou desde o inicio de agosto tentando atualizar a sedif mas sempre aparece o erro 9999. Meu sistema  é windows 10, já usei várias informações aqui postadas mas sem sucesso. Alguem pode ajudar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.