x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 10

acessos 4.393

Escrituração de CTRC

Joner Schuvartz

Joner Schuvartz

Bronze DIVISÃO 5, Controller
há 14 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 13:41

Pessoal,

Estou com uma duvida na seguinte questao sobre CTRC-Conhecimento de Transportes Rodoviario, A minha empresa (BAHIA) contratou uma transportadora (BAHIA), pra transporta uma mercadoria para Sao Paulo, no momento da escrituração do CTRC qual seria o CFOP - 5.353 ou 6.353.

No aguardo comentarios
Joner

Rodrigo Victorino

Rodrigo Victorino

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 09:42

Bom dia Joner...



No meu entender a emissão do CTRC será como 5.353, uma vez que tanto a sua empresa (que será o remetente) quanto a transportadora se encontram no mesmo Estado (Bahia).

Espero ter ajudado.


Att.

Rodrigo Victorino

Raphael Rodrigues

Raphael Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 10:10

(Bom dia.

Concordo com o colega Rodrigo, também procedo da mesma maneira. Neste caso o que manda é a unidade federativa ao qual o contribuinte está inscrito.)

Me desculpem, mais tinha assimilado erroneamente a pergunta. Se estivermos pensando pelo lado da transportadora, ela ira considerar o tipo de tranporte (estadual ou interestadual) para aplicar o cfop de saída, como descrevi no post abaixo.

Me desculpem novamente.



Att.

Raphael Rodrigues

Att.

Raphael Rodrigues
LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 10:37

bom dia ,colegas no meu raciocinio,acredito ser assim,baxba1=5353,agora vira a sp,ba1xsp=6353,visto saira da bahia e vira a sampa,entao,ja nao mais rodara a mercadoria na bahia,corrijam,obrigado...

Raphael Rodrigues

Raphael Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 10:50

Leduardo,

Você fara a escrituração do CTRC pelo cadastro da transportadora, neste caso da Bahia. O CFOP no registro de entrada ficara 1.352 ou 1.353, pois o frete é por conta da empresa baiana que contratou o serviço.
A obrigação de informar que o transporte é interestadual é da transportadora via código da natureza da operação que consta no CTRC. Ela usará o cfop 6.352 - Industrial)(6.353 - Comercial).

Ja se o frete fosse por conta do Destinatário paulista, o mesmo registraria na entrada o CFOP 2.352 ou 2.353, pois a prestação de serviço foi realizada por um contribuiente cadastrado em outra unidade federativa.
A transportadora neste caso, não mudaria o seu processo, pois tera que continuar informando que o frete foi interestadual em seu CTRC e o cfop seria o mesmo(6.352 - Industrial)(6.353 - Comercial).

Att.

Raphael Rodrigues
Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 14:36

Po favor me ajudem, uma empresa do simples nacional vai emitir um CTRC , deve ser emitido com o CFOP 5353 é isso?
Pois o meu programa esta exigindo que eu informe ST-A e ST-B não sei o que usar na ST-B devo usar o Não Tributaveis?
O q faço é a primeira vez q lanço CTRC
No aguardo obrigado

Inês Zanotti
LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 16:24

boa tarde,rafael,ok aprendi com sua explanaçao,consegui seguir sua linha de raciocinio,acredito que todos nos aprendemos,tb aqui no foro existe outros artigos voltados ao ctrc,e nao podemos esquecer que em breve estara o cte,que sera obrigado,ai nos vamos ter somente que dar suporte desta forma que fazemos aqui,obrigado...

LUÍS ALMEIDA

Luís Almeida

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 14 abril 2011 | 11:24

Concordo com a explicação do Rapfael acima, mas alguem saberia de uma fundamentação legal para o ato.

Escriturar com CFOP intraestadual, uma operação interestadual. Sendo no caso uma empresa do Estado contratando transporte de uma prestadora de serviço do mesmo Estado.

obrigado

"Nesse mundo, nada é certo alem da morte e dos impostos." (Benjamin Franklin)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.