x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 14.867

Duvida MVA Ajustada

ismael rodrigues martins

Ismael Rodrigues Martins

Iniciante DIVISÃO 1, Programador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 17:20

Boa Tarde profissionais contábeis, sou programador e tenho uma duvida a respeito da MVA Ajustada:
Tenho que implementar um calculo de peças em um sistema de garantias; varios tributos são usados no calculo atualmente, mas a MVA ainda não é e eu vou adiciona-la. Pelo que pude entender, o mesmo produto pode ter uma MVA diferente para cada estado, é isso mesmo?
No meu caso, a origem da peça é Parana. Como seria o calculo da
MVA para MG por exemplo, a MVA do produto no estado de Minas deve ser considerado na operação? Quero dizer o Valor da MVA no estado-destino deve ser levado em conta?
Sou grato a quem der um eslarecimento.

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 09:10

Bom dia Ismael

Pelo que pude entender, o mesmo produto pode ter uma MVA diferente para cada estado, é isso mesmo?


Sim, é isto mesmo. Porém, se há protocolo ICMS entre os Estados, a MVA nas operações internas é a mesma nos Estados signatários. Quando se faz a operação interestadual será aplicado o ajuste na margem.

Por ex.: consideremos o protocolo ICMS 41/08 que trata de auto peças. Consideremos que a MVA seja 40%. Os Estados signatários desse protocolo são Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e o Distrito Federal. Então nas operações internas desses Estados com mercadorias objeto deste protocolo a MVA será 40%.

Se SP envia mercadoria para RS aí vai aplicar o ajuste da margem através da fórmula:

[(1+ MVA-ST original) x (1 - ALQ inter) / (1- ALQ intra)] -1", onde:

I - "MVA-ST original" é a margem de valor agregado prevista no § 2º;

II - "ALQ inter" é o coeficiente correspondente à alíquota interestadual aplicável à operação;

III - "ALQ intra" é o coeficiente correspondente à alíquota prevista para as operações substituídas, na unidade federada de destino.

Ou seja, você precisa ter um campo no seu sistema que trate sempre a MVA original (que será usada nas operações internas) e tratar a fórmula acima para ajustar quando a operação for interestadual.

Sempre será aplicada a ST e ajustada a margem se existir o protoloco ICMS entre os Estados envolvidos. Você, por ex.; citou PR. Se você está em SP e recebe do PR, para haver a retenção do ICMS/ST deve existir protocolo entre SP e PR. Aí você já receberá com o imposto retido.
Ao revender para MG, você só vai aplicar a ST, se existir protocolo entre SP e MG. Se houver esse protocolo, provavelmente a MVA original vai ser a mesma tanto em SP como em MG. Por ser operação interestadual, você aplica a fórmula acima para ajustar a margem.

Veja se ficou claro. Caso não, coloque um exemplo prático para analisarmos melhor.

atn

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
ismael rodrigues martins

Ismael Rodrigues Martins

Iniciante DIVISÃO 1, Programador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 09:28

Bom ida Enides, muito obrigado por responder!
Agora está um pouco mais claro, mas nem tanto:cada peça que estiver no estoque da empresa vai ter uma 'MVA original' e dependendo do destino será calculada a Ajustada?
Bom o produto em questão são peças para ar-condicionado. Não sei em que grupo ele se enquadra nesses protocolos que você citou; e já que voce pediu um exemplo pratico, considere um produto deste grupo numa operação interestadual e interna tambem. Ainda considerando PR como origem.

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 10:04

Ismael, o ideal seria obter a classificação fiscal do produto e verificar qual é o protocolo ICMS em que se enquadra.

Cada peça poderá ter uma MVA, por isso, você precisa ter no seu sistema um campo para informar a MVA. Isto atenderá as operações internas.

Nas operações interestaduais, havendo o Protocolo, a MVA vai ser a mesma nos Estados que são signatários desse protocolo. Por ex.: se sua mercadoria é objeto de protocolo entre BA, SP, MG, PR, RJ, nestes Estados a MVA vai ser a mesma para essa mercadoria nas operações internas. Ao fazer a operação interestadual, vai aplicar a fórmula para o ajuste. A fórmula é sempre a mesma. O resultado do percentual será diferente porque depende da alíquota interestadual e alíquota interna do estado destinatário.

Por ex.: se você fizer a fórmula para ajustar uma venda para BA, vai usar interestadual de 7% e interna de 17%. Se for para MG, vai usar a interestadual de 12% e interna de 18%.

Veja se você consegue levantar a classificação fiscal de uma das peças e o protocolo ICMS que ficará mais fácil para exemplificar com números.

atn

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Ugo Marques

Ugo Marques

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2012 | 10:40

Bom dia.

Tenho um caso meio atipico, um cliente em MG vende estabilizadores e o IVA estabelecido através do protocolo confaz 192/09 é de 36,89%, porém SP publicou uma portaria CAT 172/11, válida a partir de 01/01/2012 que estabelece um IVA de 51,27%.

Qual IVA devo utilizar numa venda de MG para SP?

Não existe nenhuma alteração do protocolo firmado entre MG e SP, apenas SP alterou o IVA, MG também não alterou nada internamente.

Grato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.