x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 159

Recolhimento de ICMS ST

MARCELLE PADILHA

Marcelle Padilha

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Fiscal
há 1 ano Sexta-Feira | 16 setembro 2022 | 01:10

Olá!  
Estou em dúvida quanto ao recolhimento de ICMS ST aqui no estado do MT.
Empresa Simples Nacional do ramo  Auto peças para caminhões CNAE 45.30-7-01. Compramos mercadorias de SP com o ncm 73071920 e74122000 minha dúvida é se está correto o recolhimento pelo fornecedor ? A dúvida é que pesquisando esse NCM aparece como materiais de construção e o CEST 10.04600 não bate com onde Auto peças ou seja CEST NCM e CNAE não estão de acordo.  Então o fornecedor não precisaria recolher esse ICMS ST para para o estado do MT podem me ajudar por favor a a sanar essa dúvida? Desde já agradeço muito!

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 16 setembro 2022 | 06:13

Marcelle, bom dia

verifiquei que se trata de tubos,  caso seja para uso automotivo ( exemplo  mangueira radiador ) ,  ele poderá ser enquadrado nesse  códiogo abaixo:

CEST 01.999.00 -->  Outras peças, partes e acessórios para veículos automotores não relacionados nos demais itens deste anexo

verifique e se for o caso , realmente é devido o recolhimento do icms st  ao dar a entrada

Márlus

JEFFERSON DOS SANTOS

Jefferson dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Diretor(a) Marketing
há 1 ano Segunda-Feira | 19 setembro 2022 | 17:53

Olá, Marcelle. Uma forma de facilitar esse processo é utilizando o sistema Tributei. Nele você pode importar os XMLs das notas e o sistema faz todo o resto, analisa os códigos NCM e CEST, assim como as regras da legislação, realiza o cálculo e apresenta o quanto a empresa tem que recolher de ICMS-ST, e gera as guias. O processo é feito de forma automatizada. 

Você pode testar grátis em: https://tributei.net

Cofundador do Tributei - 
Baixe NFe direto da SEFAZ, calcule ICMS-ST e DIFAL e gere guias automaticamente - 
www.tributei.net

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.