x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.405

Vendo em Marketplace, qual valor devo considerar para limite de faturamento ?

Carica Chaves

Carica Chaves

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 1 ano Quarta-Feira | 28 setembro 2022 | 18:01

Pessoal esse é o relatório do mês de venda na shopee, qual seria o valor a ser considerado para fins de faturamento do MEI ?

O valor do reembolso, devolvido por exemplo não devo ser levado em conta né ?
O valor do frete pago pelo comprador, tb não devo ser levado em conta né ? Pois quem pagou foi ele e não eu.
O valor da comissão me parece que não deveria ser levado em consideração, pois eu não deveria pagar pelo valor que fica com ele, somos parceiros, cada um faz uma coisa e tem sua remuneração e responsabilidades.

Segue abaixo copia dos valores.

Relatório do pagamento liberado -------------------------Valor (BRL)

Preço do produto pago pelo comprador ----------------3,829.55
Taxa de frete paga pelo comprador -------------------------402.84
Taxa de frete real paga pela Shopee ----------------------2,696.25
Desconto de frete pela Shopee -----------------------------2,293.41
Valor do reembolso ao comprador --------------------------120.40
Código promocional pago pelo vendedor -------------------39.78
Taxa de comissão ---------------------------------------------------671.33

Pagamento total liberado ----------------------------------R$2,998.04

O que esta em amarelo é negativo.

Obrigado

Renan Correa Videira

Renan Correa Videira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 29 setembro 2022 | 13:29

no meu entendimento a receita a ser considerada pelo faturamento Mei é a receita bruta, logo independendo o valor do frete ou descontos...se foi emitido nota fiscal com um valor que seja bruto (neste exemplo 3829,55) este é o faturamento a ser considerado para sua receita mei.

Alex Santos

Alex Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 29 setembro 2022 | 15:23

Temos algumas nuances que podem ajudar ou não você:

1 - Se o documento fiscal emitido por você for do valor líquido recebido e esse valor entrar em sua conta você pode considerar ele como faturamento para fins de Receita Bruta (R$ 2.998,04).

Agora:

2 - Se o valor de R$ 3.829,55 for o valor que o documento fiscal é emitido, e o valor recebido na conta é o líquido (R$ 2.998,04) o valor a ser considerado para fins de Receita Bruta será (R$ 3.829,55)

Alex Santos
Contador
Salvador/BA
Carica Chaves

Carica Chaves

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 1 ano Sexta-Feira | 30 setembro 2022 | 09:35

A shopee ainda não me obriga a enviar o que vendo com Nota fiscal, eu apenas faço a declaração de conteudo (para atender as necessidades do correios). Então não emito nenhum documento fiscal na shopee quando vendo, e o dinheiro que entra na minha conta é somente quando faço o pedido de saque. Por exemplo neste mês foi de R$2,998.04, então me parece que é esse valor que devo levar em consideração correto ?

Entendo tb que como não emito nenhum documento fiscal nas vendas pela shopee, a receita só vai saber do meu faturamento quando eu pedir o saque na plastaforna, correto ? Pois, neste caso a shopee deve enviar alguma notificação para a receita que fez o pagamento de R$2,998.04 para o meu CNPJ de MEI.

É isso ??? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.