x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 356

Notas fiscas de serviço em Brasília - DF

Thiago Silva

Thiago Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Supervisor(a) Faturamento
há 1 ano Terça-Feira | 22 novembro 2022 | 10:31

Olá!

Minha empresa tem matriz em Goiânia - GO, porém temos uma empresa que administramos que cotém outro CNPJ em Brasília (DF). Essa empresa passou a oferecer serviço juntamente com os produtos, e gostaríamos de saber como emitir notas fiscais referentes à serviço no DF sendo que as empresas por lá operam com o CFDF, que é diferente da inscrição estadual porém tem basicamente a mesma função. A empresa atua no ramo de fabricação de cortinas de tecido e é do Simples Nacional. Como emitir essas notas? Qual portal utilizo?

Vagner Aver

Vagner Aver

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 1 ano Terça-Feira | 22 novembro 2022 | 15:18

Acredito que você fala da nota conjugada quando municipio tem convenio com estado, da uma ligada na prefeitura que eles  saberam como lhe instruir. 

Thiago Silva

Thiago Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Supervisor(a) Faturamento
há 1 ano Sexta-Feira | 25 novembro 2022 | 08:28

Olá, Vagner!
Exatamente, falo da nota conjugada. Mas Brasília não tem prefeitura, pesquisei de todas as formas e não consegui encontrar um meio de emitir essas notas conjugadas. Sei que o DF vai passar a oferecer uma nova forma de emitir notas fiscais de serviço (NFS-e)a partir de 01/23, mas estou precisando emitir agora, o quanto antes. A empresa que precisa emitir essas notas tem um emissor de notas fiscais (ERP), mas não sei se daria pra emitir por lá, além do mais teríamos que calcular a alíquota do ISS específica para DF. Como e onde fazer?

Luciano Pereira

Luciano Pereira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 1 ano Sexta-Feira | 25 novembro 2022 | 09:07

bom dia Thiago, você pode usar o emissor gratuito do Sebrae para emitir essa nota fiscal de serviços, e como ela é do simples nacional não irá colocar o valor do ISS, o valor do ISS ficará zerado, só será informado o valor dos serviços e base de cálculo do ISS e a alíquota zerada. a não ser que o tomador do serviços irá reter o ISS, ai neste caso sim terá que ver qual a alíquota dele dentro do simples nacional. e o CFOP utilizado será o 5933 serviço prestado para empresa dentro do DF ou CFOP 6933 serviço prestado para empresa fora do DF. e no caso de usar este emissor na aba de produtos nos campos EAN e EAN Trib. deverá colocar a expressão "SEM GTIN" sem aspas. Espero ter ajudado.
aqui no DF foi adotado a NFe modelo 55 para emitir as notas fiscais de serviços, só a partir de 01/2023 que as empresas prestadoras de serviços deverão se adaptar e utilizar a NFse padrão Abrasf.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.