x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 189

Industrialização por encomendas - Crédito ICMS

Gabriel Silva

Gabriel Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 6 dezembro 2022 | 11:11

Olá pessoal!

Gostaria de uma ajuda para esclarecer minhas duvidas sobre a operação de industrialização por encomenda, como nunca trabalhei com esse tipo de operação estou meio perdido.

Uma empresa com o principal CNAE 47.81-4-00 (Comércio varejista de artigos do vestuário) e o secundário 14.12-6-01 (Confecção de peças de vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas), nas operações de industrialização por conta de terceiro na posição de Encomendante, em quais partes da operação é autorizado o aproveitamento de crédito de ICMS (Estado de SP)?

No meu entendimento atual, é possível o aproveitamento de crédito de ICMS nas seguintes situações:
- Na compra dos insumos, com fornecedor enviando para a empresa encomendante (nós), CFOP's entrada 1.101 / 2.101;
- Na compra dos insumos, com fornecedor enviando diretamente para o industrializador, CFOP's entrada 1.122 / 2.122;
- No retorno da Industrialização, CFOP's 1.124 / 2.124 / 1.125 / 2.125;

Nas operações a seguir o ICMS é suspenso:
- Remessa simbólica para Industrialização, CFOP entrada 1.925 / 2.925;
- Retorno dos insumos, CFOP entrada 1.902 / 1.903 / 2.902 e 2.903;

Esta correto o meu entendimento?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.