x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 327

Retenção de iss na nota

Bruna

Bruna

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Quinta-Feira | 8 dezembro 2022 | 03:12

Boa noite colegas, tenho uma empresa de entregas no município de Taboão da Serra simples nacional, minha alíquota de iss é 2%; e presto serviço a vários municípios, como por exemplo  Mogi das cruzes, eles retém meu iss a alíquota de Mogi é 4%, e eles querem reter os 4%, só que a prefeitura de Taboão falou que é permitido reter apenas 2%; alguém poderia me ajudar ? Se é isso mesmo reter apenas  os 2% que é a minha alíquota, e se sim qual seria a lei, para eu poder  brigar com a empresa que quer reter 4%

Vanil Antonio Serafim

Vanil Antonio Serafim

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 8 dezembro 2022 | 09:46

Bruna,

Bom Dia!

Sendo optante do Simples , sim sua aliquoto ISS Inicial é 2% , devendo todo mes verifica a mundana. Sua atividade não esta dentro da obrigatoriedade de Retenção. Mas ha casos que seu tomador de Serviços e Sub.Trib.do ISS , o que quer dizer que este e obrigado a reter o ISS. ,Ocorre se pegar a LC 123 vera que na falta de informação por percentual de Retenção do ISS, valera a aliquota maxima do Municipio ( Complicado ?)
Diante disto tenho orientado que coloque na nota Fiscal,
..._- Empresa optante do Simples Nacional com ISS devidos a  aliquota de 2% apurado ate mes anterior, dispensa a retenção por não contar previsão na LC 116/2003``
Ou
- Empresa optante do Simples Nacional com ISS retido a   aliquota de 2% apurado ate mes anterior, em que tomador declara ser responsavel pelo recohimento do ISS ``

Boa Sorte 

Vanil

HELEN DA SILVA MENGUI

Helen da Silva Mengui

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 1 ano Quinta-Feira | 8 dezembro 2022 | 20:48

Boa noite !
Gostaria de pedir ajuda aos colegas ;
empresa optante pelo simples nacional.

Emiti uma nota de serviço de instalação e manutenção elétrica (sobre anexo III )mas o cliente  reteve 11% Inss alegando que o serviço e de reforma ( construção civil).

como justificar ?  
empresa optante pelo simples 
CNAE principal instalação e manutenção elétrica. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.