x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 271

acessos 285.254

Nota Fiscal Eletronica para MEI

Patricia

Patricia

Bronze DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 10 junho 2013 | 11:28

Bom dia
Sou inscrita no Mei prestadora de serviços e sei que não há obrigatoriedade de emitir NF para meus cliente PF. Porém tem alguns que pedem porque a empresa onde trabalham reembolsam estes meus clientes.
Ao abrir a página para emissão da NFe, logo aparece a seguinte mensagem:
"
A partir do dia 10/06/2013, as empresas estão obrigadas a informar na nota fiscal emitidas a carga tributária aproximada incidente sobre as vendas de mercadorias e serviços para consumidor. A empresa deverá calcular o valor dos impostos federais, estaduais e municipais e informar no campo "Discriminação dos Serviços", após a descrição dos serviços prestados, da seguinte forma:

"Valor aproximado dos tributos: R$ xxx,xx".

Como sei qual é a minha carga tributária? Existe algum imposto para Mei, fora o DAS que é pago mensalmente?

Rosilene Tavares da Silva

Rosilene Tavares da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 17:44

Olá pessoal!

Tenho um estúdio de fotografias e estou inscrita no MEI, mesmo sabendo que não sou obrigada a emitir nota fiscal a pessoa física, algumas empresas estão me encomendando serviços e preciso emitir a nota fiscal para elas, o que devo fazer? lí várias postagens mas fiquei meio confusa e gostaria que alguém me mandasse o passo a passo para emissão das mesmas, tanto avulsa como talonário, por favor me ajudem!!!

Gustavo S. A.

Gustavo S. A.

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 09:04

Bom dia, sou de SBC-SP, gostaria de saber se tem como tirar nota fiscal avulsa e como faço? já tenho o cadastro na prefeitura e emito NFS-e so que forneci para uma empresa e me pediram a NF-e mas não tenho certificado digital e nada, como o valor e baixo não compensa no momento adquirir o mesmo, aguma sugestão? desde já agradeço a atenção, obrigado

Marcelo B. Sakamoto

Marcelo B. Sakamoto

Ouro DIVISÃO 3
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 09:33

Gustavo S. A.

Aí no caso vc quer passar a NF de comércio? Vc teria que ver junto a Sefaz, se vc pode fazer aquele bloco de NF.

Robert Bruno

Robert Bruno

Bronze DIVISÃO 1, Motorista
há 10 anos Segunda-Feira | 4 novembro 2013 | 17:57

boa tarde, estou com dúvidas quanto a emissão de nota fiscal de prestação de serviços. tenho um cliente que só paga mediante a emissão de nota, eu tenho um cadastro no mei e não sei por onde emitir essa nota. alguém pode me ajudar? grato

Rodrigo de Oliveira Nunes

Rodrigo de Oliveira Nunes

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 10 anos Segunda-Feira | 4 novembro 2013 | 17:59

Robert Bruno,

Como você bem cita, você é prestador de serviços, você deverá ir na prefeitura do município de origem da empresa, e solicitar o cadastro da referida empresa.

Faça isso, que conseguirá resolver,


Atenciosamente,
Rodrigo de Oliveira Nunes
Sidirley Mello

Sidirley Mello

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 10 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 10:33

olÁ, trabalho como feirante aqui na minha cidade (mei) e nunca precisei de nota fiscal, porÉm agora estou tendo a oportunidade de vender para uma empresa e a mesma quer a nota fiscal, jÁ estou me adequando instalei o programa emissor de nfe do sefaz de sp mas estou em duvida de como preencher, pesquisei bastante e nÃo encontrei nada relacionado a preenchimento de mfe para mei... por exemplo no caso do campo icms qual seria o csosn correto ? o (102 - tributada pelo simples nacional sem permissão de crédito) ou o (103 - isenção do icms no simples nacional para faixa de receita bruta) ou É atÉ mesmo outro?... por favor me ajude com essas informaÇÕes. obs: contador no momento não seria viavel

Sidirley Mello

Sidirley Mello

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 10 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 10:47

Complementando minha primeira pergunta acima outra duvida é quanto ao codico, no caso seria a venda de 1000 salgado frito... e meu canae principal é 56.12-1/00 Serviços ambulantes de alimentação, Qual é o codico de venda nesse caso? Obs: A venda vai ser diretamente para a empresa.

Valeria Dias

Valeria Dias

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 21 janeiro 2014 | 15:57

Boa tarde.
Alguém sabe dizer como o MEI poderá emitir uma nf-e para o exterior (Bélgica)?

Sei que precisa de Certificado e do credenciamento no site da Sefaz/SP, mas não faço ideia de com emitir a nota caso seja possível
Tenho uma certa urgência na resposta, pois estou enviando a mercadoria via correio.


Desde já agradeço.

Valeria Dias - Analista de Legalização Societária e Contabilista com CRC ativo.
Luiz Cury

Luiz Cury

Iniciante DIVISÃO 1, Supervisor(a) Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 1 abril 2014 | 19:04

Boa noite Vanilda Cacciaguerra,

gostaria de lhe perguntar como foi que conseguiu emitir NF-e como MEI. Estou penando pra conseguir. Tenho que entregar algumas mercadorias que foram pedidas pela Petrobrás e eles exigem NF-e. Porém todos dizem que MEI não pode emitir. Pode me ajudar por favor?

carolina

Carolina

Iniciante DIVISÃO 1, Decorador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 28 abril 2014 | 11:05

Bom dia.

Sou MEI do estado do Paraná.
Gostaria de emitir NF-e para pessoa jurídica e pessoa física.
Já possuo o Certificado Digital e o programa de emissão da NF-e, mas não consigo terminar de preencher a NF-e pois MEI no Paraná é isento de Inscrição Estadual, então não possuo esse número para preencher na NF-e.
No Sebrae me indicaram entrar nesse site http://www.fazenda.pr.gov.br/ e fazer a NF-e por aqui. Fiz isso, e consegui uma NFA-e (Nota Fiscal Avulsa eletrônica) que só tem validade para o estado do Paraná. Portanto não serve para o que eu quero.

Alguém pode me auxiliar nessa questão?'

Será que não vou conseguir emitir uma NF-e válida para todos os estados como MEI? Seria necessário mudar para ME?

Obrigada.

Mauricio Rigel Duarte

Mauricio Rigel Duarte

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 28 abril 2014 | 11:45

Bom Dia Carolina!


o mei está dispensado de NF-E

olhe essa citação do site do Simples nacional.

"O MEI estará dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, porém, estará obrigado à emissão quando o destinatário da mercadoria ou serviço for cadastrado no CNPJ, salvo quando esse destinatário emitir nota fiscal de entrada.
Independente da dispensa de emissão de nota fiscal, o MEI deve sempre adquirir mercadorias ou serviços com documento fiscal.
O MEI fica dispensado da escrituração dos livros fiscais e contábeis, da Declaração Eletrônica de Serviços e da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)."

dependendo de suas necessidades, eu sugiro que você transforme o MEI em EI.

espero ter ajudado.

MAURÍCIO RIGEL Serviços Contábeis
*Abertura e Encerramento de Empresas
*DP Fiscal
*DP Contábil
*DP Pessoal
*Imposto de Renda Pessoa Jurídica/Física
E-mail [email protected]
*CCB
Frá

Frá

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 19 maio 2014 | 14:13

Boa tarde a todos,
Preciso da ajuda de meus colegas.

Sou uma industria (RPA) no estado de SP e recebi uma nota fiscal eletrônica avulsa (NFAe) de Goaiana-GO e gostaria de saber se posso lança-la na minha escrita fiscal ou tenho que fazer uma nota de entrada para dar entrada na mercadoria no meu estabelecimento.

Att,

Eufrasia

Said Almeida

Said Almeida

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 12:03

Amigos sou novo no forum, gostei muito das respostas e vou acompanhar sempre, estou com duvidas eu sou MEI e comprei um certrificado digital e achei que era so isso pra emitir as NFe, mas ai me deparei com o erro que não tenho cadastro no SEFAZ e fui atraz e aqui em MG parece que os MEIs ainda não podem emitir NFe apenas NFAe, será que consigo liberar para conseguir emitir as Eletronicas?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 13:48

Said Almeida
Boa tarde

O estado de Minas Gerais a emissão de notas fiscais para os contribuintes do ICMS (Comércio e/ou indústria) na forma do MEI, pode ser feita de três maneiras:

Nota fiscal avulsa por meio eletrônico;
Nota fiscal avulsa por meio físico;
Bloco de NF série D.


A nota fiscal por meio eletrônico poderá ser solicitada no portal da Secretaria de Estado da Fazenda – SEF no seguinte endereço eletrônico: https://www2.fazenda.mg.gov. br/sol/ctrl/SOL/NFAE/SERVICO_007?ACAO=NOVO&ACESSO_EXTERNO=1 , sendo gratuita a emissão.

A nota fiscal avulsa por meio físico deverá ser solicitada na Administração Fazendária do governo do Estado.

Já a nota série D poderá ser solicitada junto à gráfica de sua livre escolha. Basta protocolar um pedido junto a Secretaria de Estado da Fazenda – SEF, sendo gratuita a emissão. Para impressão da nota é preciso solicitar uma autorização – AIDF através do SIARE. Acesse: www.fazenda.mg.gov.br

Mas se você trabalha no ramo de Prestação de serviço Série A1. Também é necessária a autorização para impressão dessa nota. Para mais informações procure a Secretaria de Finanças da prefeitura da sua cidade, pois cada município possui um procedimento específico.

Fonte: Sebrae MG

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
joao filho

Joao Filho

Bronze DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 9 anos Terça-Feira | 4 novembro 2014 | 00:27

Sou MEI aqui em PE e comprei um produto do PR para revender a um Condomínio daqui de PE (Contribuinte Isento).

Tenho Certificado Digital A1 e sou cadastrado para emissão de NF-e, pois aqui em PE PJ aceita somente NF-e, mesmo para consumo interno.

A NF-e recebida do PR tem os seguintes dados: NCM 85437099, CFOP 6101, CST 300, ICMS 4%, IPI 10%.

--- Preciso dar entrada da nota pelo sistema eletrônico ou apenas guardá-la?

--- Quais os valores para o correto preenchimento da NF-e de revenda? (CFOP/CSOSN/ICMS/IPI).





Agradeço muito quem puder ajudar.

PAULO

Paulo

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Engenharia
há 9 anos Quarta-Feira | 21 janeiro 2015 | 10:43

Caros amigos,
Bom Dia !!!!

Desculpe desenterrar o assunto ....
No caso Sou MEI e preciso emitir uma NFE no campo Tributação dos serviços o que devo colocar ???
Tributado em são paulo
Tributado fora de são paulo
Isento Imune
Outra duvida, por ser MEI já recolho os impostos devo colocar iss retido pelo tomando ou prestador ??
No mês passado emiti minha primeira nota, eu muito burro e por não ter experiencia, não alterei o perfil para simples nacional
Então emiti a nota com os seguintes campos
Tributado em SP e no campo ISS retido pelo tomador coloquei não, e me gerou uma guia de R$350,00 a pagar de ISS
Ontem fiz uma alteração nao sei se certo, fiz a solicitação correção da nota do perfil normal para simples ,será que isso me resolveria o problema com o valor a pagar do ISS ???
Me ajudem por favor

Obrigado !!!

Fabiana dos Santos Passos

Fabiana dos Santos Passos

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 9 anos Sexta-Feira | 23 janeiro 2015 | 20:49

Olá,

Sou MEI, do comércio online. Faço vendas tambem fisicamente, volta e meia preciso emitir nota pra fora do estado ou porque o cliente me pede.

Moro em SP, e estou correndo atrás pra emitir NF-e, porém, quando entro no site da receita pra credenciamento ele pede o usuário e senha do posto fiscal, até aí tudo bem, eu tenho. Então entra numa tela pra escolher se é contribuinte obrigatório ou não obrigatório, se é a partir de tal data, enfim eu não sei. Pq MEI está desobrigado a emitir nota para pessoa física, já pra pessoa jurídica é obrigatório. Qual devo escolher?.

Outra coisa, dei uma olhada no site dos correios e é bem mais barato do que em outros lugares. Mas, tbém li que há uma diferença de certificados . Existe o A1 q fica instalado no Pc e vale por um ano. E o A3, que é por token ou leitora optica e vale por 3 anos. isso no caso de e-CNPJ. Contudo no site dos correios há tbem o e-CNPJ Me Epp. Os dois são o msm valor. Não sei se fará alguma diferença na hora de emitir NF-e. Qual devo escolher tbém?


Fico muito agradecida se puder ter um retorno,

Atte,

Fabiana

vania

Vania

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 15:08

Boa tarde amigos !!! estive analisando esses tópicos e muito se dizem respeito a minha duvida , tenho uma mei mais que atua no ramo de prestação de serviços . preciso emitir nota pois a unica empresa a qual presto maiores serviços só manterá o contrato comigo mediante emissão de nota fiscal eletronica .
o que eu faço ?????

Vânia vieira
Assistente Contábil

O saber nunca é demais ! aprender é uma virtude !!!!
Página 6 de 10

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.