x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.944

Emissão de nota fiscal apenas pela matriz

Joelmir Nienov

Joelmir Nienov

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 1 ano Sexta-Feira | 17 março 2023 | 12:05

Olá!!
Espero que eu tenha ajuda de vocês...

Tenho 2 lojas de Móveis em uma mesma cidade, matriz e filial, com uma distância entre as duas de no máximo 5km. O estoque é comprado e mantido todo pela matriz, que tem em seu anexo o estoque dos produtos, a filial não tem estoque e todas as vendas realizadas saem para entrega diretamente da matriz.

Minha contabilidade passou que devo emitir sempre uma nota fiscal de transferência da matriz para a filial antes de poder gerar a nota do cliente, porém isso me gerou um transtorno absurdo.

Tive contato com um provedor de sistema focado em lojas de móveis, e ele comentou de algum cliente que tinha mais de uma loja em uma mesma cidade que centralizava o processo de emissão fiscal somente na loja que mantinha o estoque, no meu caso a matriz.

A minha dúvida é: Posso fazer esse processo de emissão somente pela matriz por se tratar de uma mesma empresa?

Daniel Soares

Daniel Soares

Prata DIVISÃO 2, Gestor(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 20 março 2023 | 10:03

Olá Joelmir!
Por mais que possua matriz e filial, a empresa que deverá emitir a nota fiscal, deve ter os produtos em estoque. No caso do provedor, essa questão das emissões em um único lugar, pode ser por questões tributárias, mas desconheço qualquer informação onde você compra por uma empresa e emite a nota fiscal por outra, sendo que não houve a transferência de estoque, pois essa conta contabilmente ficará negativa.
Lembrando que a transferência de mercadorias entre matriz e filial, não irá gerar impostos a recolher, pois não se trata de receita e sim de movimentação de estoque.

Este link é de um curso com assuntos básicos da área fiscal.
https://checkout.mycheckout.com.br/checkout/6411acc385b6600048cc0d08

Atenciosamente,
Daniel Soares

E-mail: [email protected]
Joelmir Nienov

Joelmir Nienov

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 1 ano Quarta-Feira | 5 abril 2023 | 17:26

Olá Daniel.
Obrigado por sua resposta

Nessa sua primeira colocação estou ciente que para emitir nfe tenho que ter o produto em estoque.

Na realidade minha matriz seria uma espécie de CD das 2 lojas, pois compro a mercadoria  e mantemos o estoque nela. Por isso a minha dúvida, compro tudo pela matriz, mantenho estoque na matriz e sai para o consumidor final diretamente da matriz, POSSO EMITIR TODAS AS NFES DIRATEMENTE DA MATRIZ QUE COMPRA E MANTÉM O ESTOQUE E A FILIAL SER APENAS UM PONTO DE VENDA SEM FATURAMENTO??(Lembrando que ambas as lojas se encontram  na mesma cidade)

Quanto a questão de transferência de mercadoria, não teria o porque emitir, pois o produto não vem até a filial para ser despachada para o cliente, e sim sai direto do depósito da matriz para ser entregue.

Se tiver alguma informação lhe agradeço.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.