x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 736

A. P.

A. P.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 27 março 2023 | 14:00

Boa tarde Colegas

Estou com algumas notas de produtor rural (pesca) que devem ser pagas o FUNRURAL, mas como é a primeira vez que estou fazendo estou meio perdida
Alguém sabe me dizer como como faço o calculo dessas notas e a emissão da guia para pagamento?


FABIANA CAVALHEIRO

Fabiana Cavalheiro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 1 ano Segunda-Feira | 27 março 2023 | 14:45

Boa tarde!
Aplica 1,5% (alíquota do imposto) sobre o valor da nota fiscal.
Deve parametrizar o seu sistema para cálculo do FUNRURAL. Os valores referente ao FUNRURAL é informado na EFD REINF e o pagamento da guia é pela DCTFWEB junto com as demais contribuições previdenciárias.
Dentro da EFD REINF a alíquota de 1,5% é distribuída da seguinte forma:  1,20% INSS, 0,2% outras entidades e 0,10 para o RAT.



A. P.

A. P.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 28 março 2023 | 08:51

Fabiana 
Foi uma entrada de produtos rural, mesmo assim faz a EFD Reinf?
As notas são do mês 06/2022 pelo atraso da entrega vou ter que reabrir a DCTFWeb, pode gerar multa? 

FABIANA CAVALHEIRO

Fabiana Cavalheiro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 1 ano Quarta-Feira | 29 março 2023 | 11:29

Bom dia Aline,

Sim, pelo Reinf. O FUNRURAL nada mais é que o INSS do Produtor Rural.
É através do REINF que a informação sobe para DCTF WEB. Dentro do eCAC no EFD REINF - Evento Periódicos -  Aquisição de Produção Rural. 
Você tem a opção de informar direto pelo e-cac ou através de um sistema.
A DCTFWEB se foi enviada no prazo não tem multa. Quando você colocar as informações do FUNRURAL na EFD REINF transmite a DCTFWEB como retificadora.
Não consigo afirmar se a EFD REINF gera multa por não ter sido enviada na época.  Mas a DCTFWEB retificadora não gera.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.