x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 181

DIFAL Simples Nacional

IRINEU ALVES CHAVES JUNIOR

Irineu Alves Chaves Junior

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 10 abril 2023 | 13:19

Compra de mercadoria para industrialização por empresa de SP optante pelo Simples Nacional de fornecedor de outro estado, cuja alíquota é 12%, porém, o fornecedor também e optante pelo simples nacional, isto é, não houve destaque de ICMS algum.
Pergunta-se. Tem difal a recolher. Se sim, quanto?

Antonio Nascimento

Antonio Nascimento

Bronze DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 1 ano Sexta-Feira | 14 abril 2023 | 14:24

Oi,

Difal eu credito que não. Quando se fala em Difal, estamos nos referindo a uma venda para um consumidor final, seja ele uma pessoa física, seja ele uma pessoa jurídica, que não vai revender o produto.

Como a empresa que comprou a mercadoria vai industrializar, não podemos dizer que ela é consumidor final, então não temos, nesta situação, a figura do Difal.

Acredito que o ICMS vai ser recolhido pela empresa compradora, mas não sob o título de Difal.

Obs: Não tenho certeza, estou começando na área, quem puder esclarecer melhor, fique a vontade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.