x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 145

AQUISIÇÃO COM NCM ERRADA

Lorrana Werneck

Lorrana Werneck

Bronze DIVISÃO 5, Gerente Administrativo
há 1 ano Quarta-Feira | 10 maio 2023 | 10:43

Prezados,
Estou com a seguinte situação, uma empresa de Minas Gerais, Débito e Crédito, adquiriu mercadoria para revenda de um fornecedor interestadual. A nota de compra veio com a NCM errada, essa NCM tem redução de base de cálculo, informamos o erro ao fornecedor e solicitamos a alteração da NCM, entretanto o mesmo disse que não vai mudar a NCM, pois a NCM correta incide ICMS ST, e para ele é mais vantajoso a redução da base de cálculo. Foi a primeira vez comprando com esse fornecedor, meus outros fornecedores emitem a nota com a NCM correta com incidência de ST. 
Gostaria de saber como devo dar entrada nessa nota fiscal, já que não há previsão no regulamento que orienta a efetuar a mudança da NCM. Devo recolher o ICMS ST mesmo assim, ou devo considerar a redução de base de cálculo na minha entrada? E na saída dessa mercadoria devo informar a NCM errada ou devo trocar para a certa para não prosseguir com o erro do fornecedor? Alguém já passou por algo parecido, o que me orientam?
Desde já agradeço a atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.