x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 83

IRPF com dependente

A. P.

A. P.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 22 junho 2023 | 17:02

Olá colegas 

Fiz um IRPF onde o filho (dependente) da declarante tem um rendimento do INSS, informei as duas rendas (dela e do filho).
Ao consultar a declaração do ano passado vi que quem fez a declaração colocou a criança como dependente e não informou o rendimento do INSS.
 
A declarante falou que nesse ano (2021) já recebia esse rendimento e que o antigo contador dela não quis informar o rendimento do filho
Isso não deu malha fina até hoje para ela.

Alguém sabe me dizer se isso pode dar problema para minha cliente ainda? Está correto não ter informado isso, pois querendo ou não será tributado e se juntará a renda dela (o que inclusive deu um imposto bem algo a pagar)?

Rodrigo Henz

Rodrigo Henz

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 23 junho 2023 | 13:40

Boa tarde,
Via de regra não está correto não ter informado a renda do dependente.
Porém deve ter dado sorte da forte pagadora do dependente não ter informado na DIRF essa renda e não apareceu no eCAC desse dependente, assim evitou a malha, apesar de incorreto, sugiro avaliar com seu cliente se quer deixar assim e assumir o risco.
Quando um dependente passa a ter renda, geralmente o melhor é que este deixe de ser dependente do declarante principal, tanto na declaração, quando no calculo mensal, pois na declaração essa soma de rendas (declarante + dependente) geralmente acaba levando à faixas mais altas de IRPF. Salvo situações pontuais é claro que hajam gastos que compensem declarar o dependente com renda, mas geralmente não é vantajoso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.