x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.199

FILIAL - EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS

Max da Silveira Chaves

Max da Silveira Chaves

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 51 semanas Terça-Feira | 25 julho 2023 | 12:11

Bom dia.

Estou com um cliente que abriu uma Filial, porém está tratando como CD (centro de distribuição), a finalidade é receber, armazenar e distribuir os produtos.

A minha dúvida é se posso emitir as NFs na matriz utilizando o CNPJ da Filial, ou tenho que instalar um sistema na filial (CD), e emitir as NFs no local da filial? Essa filial possui os mesmos CNAES da matriz.

Desde já agradeço a colaboração dos colegas.

Max da Silveira Chaves
Assistente Gestor de Incentivos Fiscais

"Conserve os olhos fixos num ideal sublime, e lute sempre pelo que deseja, pois só os fracos desistem e só quem luta é digno de vida."
Juliano Ferreira

Juliano Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 51 semanas Terça-Feira | 25 julho 2023 | 13:40

Boa tarde,

Deixa eu ver se entendi.

Você quer que o cliente (fisicamente) emita notas fiscais estando lotado no endereço da matriz mas usando o CNPJ da filial (como se a pessoa estivesse fisicamente no endereço da filial)?

Sim, sem problema algum. Muitas empresas (filiais) emitem notas fiscais e a pessoa responsável por esse faturamento fica centralizado na matriz, por exemplo, emite as notas fiscais e envia para a filial liberar o material para entrega.

Att

Rodrigo Henz

Rodrigo Henz

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 51 semanas Terça-Feira | 25 julho 2023 | 13:53

Na verdade essa filial deveria ter um controle de estoque e emissão de notas próprio, ainda mais se o endereço for em outro município e tiver movimentação intermunicipal de mercadorias, vai ter fato gerador em município distinto pra cada estabelecimento, SPED e GIA respectivos. O que pode é tratar a filial como deposito fechado (armazém geral) fazendo a venda da matriz com a saída física do deposito por triangulação das Notas Fiscais (retorno simbólico).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.