Igorrezende
Iniciante DIVISÃO 4, Account Manager Olá, poderiam me confirmar se essa informação é correta?Como microempresa no Simples Nacional e contribuinte de ICMS, ao comprar produtos de outros estados para revenda, devo pagar DIFAL? Tenho a informação de que as microempresas (ME) não são obrigadas a pagar o DIFAL, devido à alíquota única de ICMS que possuem, independente do estado de origem ou destino da mercadoria. Essa informação procede?Além disso, caso não precise pagar o DIFAL, ainda assim devo pagar ICMS na compra dos produtos para revenda? E no momento da revenda, devo pagar o ICMS do meu estado também, ou tudo está incluído em uma alíquota única de ICMS, que é paga através do DAS do Simples Nacional?
Exemplo prático: Tenho uma microempresa optante pelo Simples Nacional no RIO DE JANEIRO sendo assim contribuinte do ICMS. Vou comprar produtos em SAO PAULO para REVENDER para consumidor (final não contribuinte) em marketplaces como AMAZON, MERCADO LIVRE etc para todo o brasil. Na compra, devo pagar DIFAL e/ou ICMS? - Na venda, devo pagar ICMS, se sim, deve ser o ICMS do estado de origem (RJ) ou ICMS do estado de destino? Sendo que irei vender em Marketplaces para varios estados. Ou é o consumidor final que paga o ICMS, que já estaria incluído no preço do produto, sendo assim eu não pagaria ICMS em nenhum momento?
Agradeço a resposta