x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 19

Dúvidas sobre tributos estaduais para Pernambuco

wilsonfalcao

Wilsonfalcao

Bronze DIVISÃO 2, Desenvolvedor
há 48 semanas Terça-Feira | 22 agosto 2023 | 22:19

Olá pessoal, como vocês estão?
Tenho me planejado bastante nos últimos anos para começar um negócio próprio (um pequeno negócio), mas possuo algumas deficiências em relação às questões fiscais e tributárias. Tenho interesse em montar um empreendimento no segmento de decoração, mas focado (por enquanto) em jardim e sala. Serão objetos pequenos, produzidos de forma artesanal, por meio de processos manuais (afirmo isso devido à natureza artística e posterior reprodução em escala). Minha dúvida está relacionada ao aspecto tributário, uma vez que sou MEI e possuo as atividades de ARTESÃO(Ã) EM GESSO, ARTESÃO(Ã) EM CIMENTO e ARTESÃO(Ã) EM CERÂMICA, e pretendo produzir produtos com os códigos NCM 68, 69 e 39:

3907: Poliacetais, outros poliéteres e resinas epóxidas, em formas primárias; policarbonatos, resinas alquídicas...
6810: Obras de pedra, gesso, cimento, amianto, mica ou materiais semelhantes
6913: Produtos cerâmicos

* Gostaria de saber quais são os tributos estaduais e federais que incidem sobre a venda desses produtos?
* Além disso, quais precauções e procedimentos devo conhecer para emitir notas fiscais de forma legal?
* O enquadramento da empresas quanto aos cnaes estão certos?

É importante ressaltar que minha empresa não é de grande porte e não envolve um alto investimento.
Trata-se apenas de um pequeno empreendimento com baixo volume.

Desde já, agradeço pela ajuda!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.