x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 45

ICMS em atraso sendo cobrado com alíquota indevida

Leonardo Kirsch

Leonardo Kirsch

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 44 semanas Terça-Feira | 12 setembro 2023 | 15:48

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Fui notificado pela Receita Estadual que existem débitos de ICMS de notas fiscais não emitidas no começo de 2022, estava sem o certificado digital e realmente não foi possível fazer a emissão, porem como optante do Simples a alíquota de ICMS que deveria ser cobrado gira em torno de 3,2%, na notificação recebida as alíquotas cobradas estão em 17%, mais acréscimo de juros e multa de 100% do valor devido.

Alguém saberia me dizer se existe base legal para a cobrança de alíquota 14% acima da normal em casos assim? Me parece uma forma estranhamente injusta de cobrar, visto que a dívida veio de uma empresa que é optante pelo simples desde sempre. Não encontrei literatura sobre o caso, pela minha experiência a única coisa que poderia ser cobrada é o juros e a multa, não havendo razão ou motivo para a cobrança exagerada de ICMS.

Att.,
Leonardo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.