x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 447

Lançamento de Nota de Entrada

Misael Almeida

Misael Almeida

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 39 semanas Quinta-Feira | 19 outubro 2023 | 15:51

Boa tarde,

Lançamento de Nota de Entrada em Empresa do Lucro Real.

Devo Lançar só os Impostos que estão destacados na Nota?

Sei que é possível o Crédito de ICMS sobre o Ativo, quando esse estiver ligado a atividade da empresa, e de PIS e COFINS quando, por exemplo, partes e peças de reposição, usadas em máquinas e equipamentos utilizados na produção ou fabricação, entre outros.

A questão do crédito, tanto do ICMS quanto do PIS e da COFINS, está condicionado ao Lançamento desses Impostos?


Agradeço!

Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 39 semanas Quinta-Feira | 19 outubro 2023 | 18:48

A Lei Nº 10.833/2003 fala que os créditos de PIS e COFINS podem ser utilizados para abater o valor devido dessas contribuições. A legislação prevê que as empresas podem descontar os valores pagos a título de PIS e COFINS na compra de insumos, como matérias-primas, produtos intermediários, energia elétrica e outros bens e serviços essenciais para o processo produtivo, e a lei não estabelece explicitamente a necessidade de destaque de PIS e COFINS nas notas fiscais para a tomada de créditos correspondentes. 

Misael Almeida

Misael Almeida

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 39 semanas Sexta-Feira | 20 outubro 2023 | 10:59

Bom dia, Sr. Alves.

Agradeço de antemão pelo compartilhamento do seu saber.

Mas só mais uma coisa.

Quando vou lançar essas Notas de Entrada, lanço todos os impostos ou só os que constam na Nota Fiscal?


Grato novamente.

Gilberto Azevedo e Silva

Gilberto Azevedo e Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 39 semanas Sexta-Feira | 20 outubro 2023 | 12:19

Boa tarde,

O DANFE como o próprio no diz Documento Auxiliar de NFE, o que tem validade jurídica é o arquivo XML e nele se dor tributado na SAIDA ira vir destacado o PIS E COFINS você credita,  caso contrario não.
Não sei como seu sistema trabalha mais ao efetuar o lançamento da NF todos os impostos devem ser lançados, pois se existir a necessidade de devolver você tem que devolver de acordo com o que veio na NF-e de compra.
O creditar ou não o valor do imposto deve ser definido em outro cadastro ou no de produto ou na natureza de operação, ai cada sitema trabalha de uma forma.

Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 semanas Terça-Feira | 30 abril 2024 | 10:48

Bom dia, 
Usamos um programa para buscar as notas emitidas para os clientes e fazemos a importação para o sistema que usamos pra fechar os impostos.
Minha dúvida é, a maioria dos clientes não enviam todas as nfs para o escritório, tenho que ficar excluindo do sistema e das pastas onde foram baixados danfe e xml, alguém passa por isso?
Mesmo sabendo que não é correto, já avisamos várias vezes e continuam com esse costume, não sei mais o que faço...

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.