x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 130

Dedução Na NFSe

Shirley

Shirley

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 27 semanas Quinta-Feira | 21 março 2024 | 14:38

Olá boa tarde!

Estou com uma situação com cliente que é seguinte:

Ele é Prestador de Serviços - Representante de Consórcios e ele tem algumas pessoas que vende para ele (PF). Para receber a comissão, ele emite a nota fiscal de serviços com a dedução do valor que ele repassa para o vendedor dele.

Exemplo: O vendedor dele vendeu R$ 5.000,00. Meu cliente emite a nota de R$ 5.000,00 e lança no campo de dedução R$ 250,00 que é referente 5% de comissão que o vendedor dele irá receber. 

Diante disso, ao gerar o imposto (DAS) ele paga deduzindo esses valores, ou seja, no exemplo acima ele pagaria imposto sobre o valor de R$ 4.750,00 e não de R$ 5.000,00.

Minha dúvida é se isso está correto? Ele pode lançar essas deduções?

Desde já agradeço se alguém pode me orientar.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 27 semanas Domingo | 24 março 2024 | 02:03

Shirley,
Qual o valor creditado na conta corrente, R$4.750,00 ou R$5.000,00?

Se for R$4.750,00, a diferença seria como se estivesse dando desconto incondicional, devendo por este valor a BC para cálculo do SN;
Caso esteja recebendo R$5.000,00, a matemática não fecha, devendo retirar a dedução, inadvertidamente destacada.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.