x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 142

Nota fiscal de estorno

Ricardo

Ricardo

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 23 semanas Quinta-Feira | 18 abril 2024 | 15:21

Boa tarde, Estou com dúvida sobre nota fiscal de estorno e nota fiscal de devolução própria.Nota de estorno: O cliente cancelou o pedido, porém já tinha expirado o prazo para o cancelamento. Mas o cliente manifestou ciência da operação.  Nota de devolução própria: Ocorreu um atraso na entrega e o cliente desistiu da compra antes de a mercadoria chegar pra ele. Mas este cliente também manifestou ciência da operação.Nas duas situações, caso os clientes manifestaram ciência da operação.Minha dúvida: Caso os clientes não fizerem o manifesto em desacordo (operação não realizada). Eu posso mesmo assim, emitir a nota de estorno ou devolução própria, sem ter problema com o fisco?

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 23 semanas Quinta-Feira | 18 abril 2024 | 16:14

Boa tarde Ricardo,
Provavelmente a ciência da operação é realizada automaticamente pelo sistema do cliente, sem mesmo ela ficar sabendo da existência da nota fiscal. Ela terá que ser tratada pelo setor responsável dele, manifestando de acordo com a operação, isto é, desconhecimento, confirmação ou não realizada.
Ambos os manifestos não impede você de efetuar as devidas tratativas com as notas de estorno e sim, corrige a operação afirmando que a empresa em questão não finalizou a venda da mercadoria para o cliente. A manifestação, cabe ao cliente realizar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.