x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 43

Não Contribuinte de ICMS - Contrutora

Viviane Nunes

Viviane Nunes

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Tributário
há 7 semanas Quarta-Feira | 29 maio 2024 | 12:19

Bom dia,

Sou analista de uma empresa de Contrução, aqui não somos contribuíntes de ICMS, possuímos Insc. Estadual apenas na nossa Matriz, para movimentações de 
material de sobra de obra. Por tanto não tenho muito conhecimento quando falamos de ICMS. 
Rescentemente nos deparamos com uma situação atípica; precisamos emitir uma NFe para terceiro, para venda de uma Geladeira e uma TV que havia ficado no nosso Stand de vendas. Posso emitir uma nota fiscal para eles de venda, mesmo que eu não seja contribuíte de ICMS ? Qua seria o melhor CFOP a se utilizar ? 

Grata,
Viviane Nunes 
Analista Tributário 

Adriano

Adriano

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 semanas Quarta-Feira | 29 maio 2024 | 15:02

Olá Viviane, 

Vamos por partes:

1 - Se a empresa tem Inscrição Estadual, ela é contribuinte do ICMS.  
2 - A venda da TV e da Geladeira com emissão de nota só pode ser feita caso tenha registrado no livro de entrada a compra desse Imobilizado. Caso contrário, pode haver problemas com o fisco, por vender um produto "que não existe estoque", já que não tem a nota de compra e sua empresa não é Indústria.
3 - Precisa ver a quanto tempo esses produtos estão à disposição da empresa. Considera-se imobilizado o bem que tenha uma vida útil de pelo menos um ano e valer mais que R$ 1.200,00. Caso a venda seja feita antes do período, o produto pode ser considerado mercadoria para revenda
4 - Dependendo do Regime Tributário da sua empresa, pode haver a incidência de impostos sobre a venda do Imobilizado.

Espero ter ajudado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.