x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 14

acessos 9.641

Como Cadastrar os Produtos de NFs de Entrada?

Iermack Maduro Franca

Iermack Maduro Franca

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2010 | 22:02

Como cadastrar os produtos para informar ao sintegra?
Por exemplo: 2 cartuchos de tinta para impressora chegam de empresas diferentes, consequentemente, com descricoes diferentes nas respectivas NFs. Mesmo com descricao diferente, o produto eh o mesmo.
Exemplo pratico1: Cartucho HP 26 preto
HP Pto 26 original mod. hp0026

Exemplo pratico2: Cartucho color para bravo 53330
Cartucho colorido - mod. 53330

Ate mesmo se mudar o moledo do objeto, não modificando suas características principais de utilidade, como um CARTUCHO HP 26 e outro CARTUCHO HP 28. pode-se considerar isso como apenas um UNICO produto chamado genericamente por CARTUCHO DE TINTA PARA IMPRESSORA (nao pensando no ponto de vista GERENCIAL e sim somente para atender ao fisco na transmicao das NFs de entrada com seus respectivos produtos)???? Eh bom lembrar que de acordo com a NCM tudo eh apenas cartucho, dai que surge a duvida se devo respeitar a classificacao fiscal, ou seja, modifica o codigo da NCM entao deve-se fazer novo cadastro para o produto e caso nao mude o codigo não precisa cadastrar outro produto.

Muitas vezes a descricao muda apenas a lingua que eh utilizada: CARTUCHO R200 CIANO LIGHT passa a ser chamado por CARTUCHO R200 AZUL CLARO-EPSON, ou CARTUCHO HP 26 PRETO passa a ser chamado de CARTUCHO HP 26 BLACK.

Gostaria, que me passem as suas opnioes e, caso exista na lei algo sobre este assunto, alguma fonte confiavel para eu poder passar para minha chefe, ja que este problema está nos assombrando ha bastante tempo e achamos melhor cadastrar os produtos EXATAMENTE como vem descrito nas NFs por nao ter achado uma fonte confiável com estas informacoes.

Muito obrigado pela ajuda.

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 6 agosto 2010 | 06:28

Olá, Bom Dia Iermack!
Seja bem vindo!!!

Que eu saiba não existe legislação para tal fato, se existir espero que outros amigos nos passe.
Trabalho com contabilidade há 15 anos e transmito o Sintegra com os produtos (Registro 54). Obs: porém é o estoque que meu cliente cadastra, muitas vezes eles utilizam marca do produtos, tamanho, etc...

+ nada é influenciado pelo escritório, pois o produto pode as vezes ser vendido de várias formas (Ex: kg, gr, lt, etc...) isso será cadastrado no sistema do vendedor e somente para controle de estoque e preços. Não tem como por ser vários clientes fazer uma tabela única.
_____________________________________________
Alerta: seu cadastro deve ser feito no que for influenciar principamente no preço. (Ex: arroz...várias marcas e peço, cada uma com um preço diferente) neste caso é utilizado no cadastro não só o que se refere o produto final, no caso arroz + também a marca e o peço do mesmo para que o cliente diferencie e tenha o produto valores diferentes. Fica a seu critério esse cadastro e controle, no sintegra ele somente vai saber que há um produto e deve a quantidade + o unitário bater com o total da nota.

Então fica a dica, a única coisa que não deve fazer é colocar no seu cadastro de produtos o código igual (O sistema não deve aceitar, é lógico) ou mudar os dados no decorrer de várias notas já emitidas, pois pode afetar o controle principal/Estoque.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 6 agosto 2010 | 07:51

Olá!
Sim... se o produto é de consumo interno (uso e consumo)deve-se especificar o que é: (Exemplo: Sulfite, canetas, bobinas p/ maquinas, tonner, etc...) não aconselho colocar diversos, pois na hora de controlar seu material no almoxarifado para possível compra, pode faltar produto devido a esse controle errado, por isso melhor discriminar o produto final e alguma referência, referência = Cor da caneta se for o caso, para que não acabe uma cor e tenha a outra a + em seu estoque de consumo interno.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Iermack Maduro Franca

Iermack Maduro Franca

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 6 agosto 2010 | 14:16

Emerson,
Obrigado pela ajuda, desde ja. rss
No nosso caso, nao estamos nos importanto com o almoxarifado pois ele é controlado perfeitamente, mas em um sistema a parte do nosso sistema. Entao, a minha duvida é estritamente relacionada a informar as NFs de entrada ao SINTEGRA.
Por exemplo, vou dar um exemplo de NF de entrada de terceiros e como eu faria o cadastro e voce analisa se estaria errado ou como eu deveria fazer, blz?

DETALHE DAS NF DE ENTRADA EM MEU ESTABELICIMENTO PARA USO CONSUMO:

-NF do fornecedor ABC
Produto: Cartucho HP26 Preto para Impressora HP mod. 9926
CST: 060
Valor Unitario: 47,00

-NF do fornecedor XYZ
Produto: Cart. HP26 black
CST: 060
Valor Unitario: 51,00

-Eu cadastro apenas um unico produto que envolve os dois cartuchos:
Produto: Cartucho HP26 Preto
CST: 060
Valor unitario: ao cadastrar a NF eu incluo o produto e coloco o valor unitario de cada produto da NF de compra, mas o produto cadastrado no meu sistema fica com valor zerado.

Este lancamento eu faria para os dois produtos

Esta forma que eu cadastro o produto esta correta ou eu deveria cadastrar dois produtos no meu sistema com a DESCRICAO do produto identica ao que aparece na NF de compra? Pergunto isso pois me disseram que o cadastro no nosso sistema tem que ser o espelho da NF de entrada e, assim, espelho quer dizer EXATAMENTE a mesma descricao dos produtos. Desta forma eu teria que cadastrar 2 produtos no meu sistema. 1 com a descricao "Cartucho HP26 Preto para Impressora HP mod. 9926" e outro com "Cart. HP26 black".

Muito obrigado!!

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 6 agosto 2010 | 14:22

Boa Tarde!
Você pode sim cadastrar dessa forma que vem sendo feita, cada empresa manda de uma forma, porém o produto final é o mesmo.
Você está correto, pois não existe norma em geral no que eu saiba para um cadastro universal.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Iermack Maduro Franca

Iermack Maduro Franca

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 6 agosto 2010 | 14:37

O que me foi dito é que a receita iria cruzar as informacoes de SAIDA dos nosso fornecedores com os registros de ENTRADA em nossa empresa, com este cadastro que venho utilizando, as informacoes nao iriam bater, pois sai do fornecedor "Cartucho HP26 Preto para Impressora HP mod. 9926" e pra mim entra um "CARTUCHO HP26 PRETO".
Dai eu, se cruzar desta forma nao vai bater, mas se eu cadastrar identico a NF de entrada vai bater a saida do fornecedor com a minha entrada. Mas no caso de produto para revenda, eu compro um fardo de refrigente com 12 unidades e revendo a unidade, como eu faria com este cadastro? cadastraria uma unidade de fardo de refrigerante ou tenho q cadastrar 12 unidades de refrigerante, ja que eu revendo lata por lata e nao o fardo. Na NFs estará a venda do fardo com 12un de latas com o valor unitario do FARDO, mas eu tenho que cadastrar as unidades de latas e achar o valor unitario que sai para cada lata?

*nao sei se me expressei bem e se vc vai entender esta pergunta. rss
*esta duvida sobre cadastro de produtos de revenda, é para outra empresa, um hotel.
*outra coisa: q quando a NF é escrita a mao e nao conseguimos entender mas sabemos para que serve o material de USO CONSUMO. Exemplo: tem NF q nao consigo identificar o q esta escrito, mas sei que eh material de obra para uma construtora. o que eu devo fazer?

desculpe pelo tanto de perguntas!!

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 6 agosto 2010 | 14:47

Não se preocupe com cruzamento de informações referente a produtos, isso por não ser norma na legislação (Ou seja, não possui cadastro universal)
Obs: somente esta sendo obrigatório que deve possuir nos produtos a NCM.
Já produtos que não dê para entender na nota, mande um recado ao cliente para especificar melhor o mesmo o solicite carta de correção, aí acaba este transtorno, rsrsrsrs... eu já tive que fazer este procedimento, deu certo!

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 6 agosto 2010 | 16:29

CFOP de Telefone correto o informado por você (1.303)

Sobre o Sintegra:Quem deve apresentar o arquivo magnético?
R - Todo contribuinte que emite documento fiscal (Nota Fiscal, Cupom Fiscal ou Conhecimento de Transporte, etc) por processamento de dados, ou faça a escrituração de Livro Fiscal por processamento de dados, inclusive quando a escrituração fiscal for feita em escritório de contabilidade. Neste caso o Registro da conta de telefone aparecerá na soma dos registros automaticamente se a nota for lançada.

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 7 agosto 2010 | 13:11

Sobre a questão so SINTEGRA, diferentemente do que pensa o colega Emerson, entendo que o contribuinte deve preocupar-se (e muito) com cruzamentos das informações por parte do fisco.

Quanto ao estoque, as empresas (com excessões - vide regulamento do seu estado) informam mensalmente todas as mercadorias adquiridas e vendidas ( registro 54) e uma vez no ano, informam sobre o estoque de mercadorias (registro 75).

O que ocorre, é que essa ferramenta ainda não está sendo utilizada pela fiscalização, qua atualmente, pelo menos no meu estado, têm focado trabalho mais nas notas fiscais não escrituradas, abrangendo operações de compras de todo território nacional, colocando por terra a idéia de que o sistema não esteja integrado entre os estados.

Então, muita atenção para todas as informações prestados no SINTEGRA e em especial, para os registros 54 e 75.

Abç

Hugo.


Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Iermack Maduro Franca

Iermack Maduro Franca

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 7 agosto 2010 | 15:10

Entendo Hugo!
entao, voce concorda com a forma que estou informando as entradas dos produtos? estou cadastrando os produtos com descricoes "genericas". Um unico produto cadastrado como CARTUCHO DE TINTA PARA IMPRESSORA sera utilizado para informar a entrada de TODOS os cartuchos de tinta para impressora q possa entrar na empresa, nao importando como eles estejam descritos na NF.

Isto voce concorda que esteja correto?

*SOU DE MG, com isso algumas formas de cadastro podem ser diferentes em GO.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 7 agosto 2010 | 21:50

Olá Iermack, boa noite.

Sobre suas indagações nesse espaço, penso da seguinte forma:


1 - Cartucho color para bravo 53330 - Cartucho colorido - mod. 53330

Não vejo nenhum problema em agrupar essas duas compra num só ítem, que seria: Cartucho Colorido mod. 53330, (a cor e o mod do produto são os mesmos).

OBS: Se fosse cor black, criaria um outro ítem.


2 - Cartucho HP26 Preto para Impressora HP mod. 9926 - CARTUCHO HP26 PRETO".

Voce deveria ter lançado o modelo do produto quando da entrada, cfe consta na NF de compra. E todos os cartuchos HP 26 preto ou black, seriam sempre lançadas nesse ítem (cartucho HP 26 mod. 9926).

3 - Compras de cartuchos HP 26 e HP 28.
São conteúdos diferentes, o que te obrigaria a criar um ítem para cada produto.

OBS: Imagina um consumidor confrontado a descrição do produto no cupom fiscal e na embalagem...

4 - Sobre voce comprar, por exemplo, em fardo e vender em KG, nada te impede de efetuar seus lançamentos em KG, afinal, voce compra por atacado e vende a varejo... particularidade que deve ser levada em conta.

Entendo que a fiscalização ao confrontar os seus registros com as NFs de compras, serão basicamente em checar o nº da NF, valores consignados nos documentos, etc.

Na questão de ítens, devido ás particularidades de cada empresa, o que irá contar será: "a mesma descrição dada na entrada, será a mesma da saída".

Destaco que o meu estado passou a exigir desde janeiro/2010, que os código de produtos editadas pelas normas da NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) passem a constar nos cupons fiscais, NFs mod 1 emitidas por processamentos e dados e logicamente para os emitentes de NFe.

Por fim, lembro que esse código (que é diferente daquele código do produto criado pela empresa) também deverá constar no SINTEGRA.

Convém averiguar sobre essa obrigatoriedade no seu estado.

Bem, o tema é mesmo extenso e precisando trocar mais idéias, volte a postar.

Abç

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Leandro Santos

Leandro Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Programador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 11:15

Galera bom dia, sou novo nessa area de sintegra e preciso gerar o sintegra para notas ficais de entrada.
Meu cliente pertence ao atacado/varejo e recebe mercadorias direto, como calçados, roupas etc.
Gostaria de saber quais registro eu devo gerar pois não sei nada disso, absolutamente nada mesmo, tenho uma estrutura porém não sei como gerar das notas de entrada, não estarei mexendo com ecf no momento somente notas de entrada.
Alguem poderia me dar uma ajuda, ja li os manuais mas não consegui enteder claramente aquilo.
Obrigado desde ja.
Leandro Santos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.