x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 23

acessos 8.804

Nota Fiscal Online SP

Fábio Ricardo de Barros

Fábio Ricardo de Barros

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a) Informática
há 13 anos Domingo | 15 agosto 2010 | 04:32

Bom dia, tenho uma empresa de informática, e sempre emiti todas as notas usando o modelo 1, pois a maioria dos meus clientes eram empresas então eu preenchia todos os dados, eventualmente comecei a vender para pessoas físicas, entretanto continuei utilizando o talão modelo 1 "que é mais caro", mas em contrapartida tinha o campo CFOP, como a maior parte dos meus produtos eram 5.405, emitia nesse talão com vistas a substituição tributária (para pagar menos ICMS) . Evito emitir no modelo 2 pois acredito que não teria direito a substituição (me corrijam se estiver errado).

Mas enfim, agora estou vendendo online, e o volume de notas aumentou consideravelmente, ciênte do trabalho que vou dar aos funcionários do meu escritório, e do trabalho que estou tendo com esse talão modelo 1, 4 vias, 3 carbonos para manusear, etc. Queria simplificar o processo. Por um acaso, entrei com meu login de contribuinte ontem no site da NFP e vó que lá existe uma opção de emissão de nota fiscal online. Achei muito interessante, visto que se pudesse fazer no computador, isso facilitaria muito a minha vida e do escritorio também. Além de dar um aspecto mais "profissional" ao negócio.

Já andei lendo bastante sobre o assunto aqui no fórum, e já vi que todas as vezes que for vender para empresas, tenho que usar o velho talão modelo 1.
Entretanto, pelo que entendi, se a venda for para pessoa física posso usar o talão menor "venda comsumidor" modelo 2 ou optar pela nota fiscal online (novamente me corrijam se entendi errado)
Minha preocupação em usar a nota online, é não poder vender a mercadoria com substituição. por exemplo, vendo muito roteador wireless, e o cfop dele é 5.405, isso reduz bem o valor do meu simples no final do mês, visto que não pago o icms que é uma das aliquotas embutidas no simples. Tanto que, sempre que vendo esse produto e o cliente informa o CPF, faço a nota modelo 1 para ele e não a modelo 2 (que não tem como informar CFOP).
Teria como informar que o produto vendido tem substituição? Como faço já que não há campo CFOP na NF Online.

Obrigado pela ajuda.

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 16 agosto 2010 | 10:48

Bom dia Fabio,

Entretanto, pelo que entendi, se a venda for para pessoa física posso usar o talão menor "venda comsumidor" modelo 2 ou optar pela nota fiscal online (novamente me corrijam se entendi errado)

Esta correto, voce pode e deve emitir NF D-1 ou On line.

Teria como informar que o produto vendido tem substituição? Como faço já que não há campo CFOP na NF Online.


Tem sim como informar que a mercadoria é Substituição tributaria no proprio link de emissão voce deve informar em tipo de receita que é venda de merc. imune ou sujeita a ST.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Fábio Ricardo de Barros

Fábio Ricardo de Barros

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a) Informática
há 13 anos Segunda-Feira | 16 agosto 2010 | 11:12

Obrigado Elisabete,

Acho que vou começar a usar a NF Online mesmo. Vou hoje no escritório conversar com o pessoal de lá pra ver o que eles me dizem.
Só fico com mais uma dúvida, para o escritório eu teria que levar uma via da NF Online? No site da nota fiscal paulista não será necessário eles lançarem nota a nota por que eu estou emitindo a online, mas e como fica na esfera federal?

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 16 agosto 2010 | 12:28

Olá Fabio,

Voce deve consultar seu contador sobre a posibilidade de arquivar as NF em arquivo digital, quando voce pede a impressão da NF online tem opção para salvar os arquivos em PDF, apesar de não ter que registrar no Portal da NFP ele terá que efetuar os lançamentos nos respectivos livros fiscais e contabeis, elaborar ( se for o caso ) SINTEGRA, etc.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
MARINALVA AURORA DOS SANTOS

Marinalva Aurora dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 14:16

Por favor, que tipoi de nota fiscal devo emitir para devolver um produto para conserto, uma vez que estamos emitindo a nota fiscal online, direto no site do sefaz? Naquele ambiente não consigo emitir nota de devolução, só de venda.
Grata,
Marinalva

MARINALVA AURORA DOS SANTOS

Marinalva Aurora dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 16:07

Muito obrigada, Elisabete.

Eu achei que uma vez que emitimos nota fiscal online, não poderiamos
mais emitir a nota fiscal mod 1 ou 1A. Então posso continuar emitindo
a nota fiscal em papel em quais outras situações, uma vez que emitimos a nota fiscal online?
Grata,
Marinalva

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 16:14

Marinalva,

Voce se refere a NFVC on line no site da Nota Fiscal Paulista ou a NFe em ambiente de produção?

Caso seja no site da NFP e a empresa não esta obrigada a emissão da NFe, voce pode sim continuar a emitir NF modelo 1 para vendas internas para PJ e também para devolução de mercadorias.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 17 junho 2011 | 14:56

Boa tarde Franklin,

Voce pode sim emitir NF d-1 e on-line, apenas não esqueça que a NF D-1 deve ser registrada no portal da NFP, ok?

Verifique o link abaixo sobre dúvidas na emissão de NF, mais precisamente no item IV.

clique aqui

Bom trabalho!

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
LUCIA

Lucia

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 09:59

Bom dia Ecruzeiro

A nota fiscal on-line é a Mod.2, então você deve registrar como "2"


Lucia

"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes"

Cora Coralina
Paulo Roberto

Paulo Roberto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 13:59

Olá pessoal estou com um problema creio que voçêis podem me ajudar!!!

Então , Trabalho em uma empresa de elevadores e esta empresa comprou uma peça de elevador e uma outra empresa e essa empresa emitiu nota fiscal tudo certinho! Mas esta peça estava endesacordo com o nosso pedido então devolvemos a peça. A empresa aonde compramos essa peça pediu uma nota de devolução dicriminando as peças e os imposto. Nossa empresa vem emitindo a nota fiscal paulista modelo 2 então fizemos a emissão da nota de devoluçao com o modelo 2. A empresa onde compramos as peças falou que a nota fiscal paulista modelo 2 não pode ser emitida para esse tipo de operação então fui tira minha duvida na secretaria da fazenda de são paulo eles e disseram que essa nota é apta para todos os tipos de operação e me deu a Portaria CAT 85 de 2007 para ler e tirar minha duvida mas não achei nada que fala sobre devolução!Alguem pode me ajudar se posso realmente emitir nota fiscal modelo 2 para devolução de mercadoria adquirida em outra empresa? Não era mais fácil ele cancelar a nota e emitir outra? Agradeço desde já pela força.

LUCIA

Lucia

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 14:17

Boa tarde Paulo

Essa Port.Cat fala sobre a REDF, e a emissão da nota fiscal on-line.
Você tem que emitir a devolução na NF. Mod.1


Lucia

"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes"

Cora Coralina
Paulo Roberto

Paulo Roberto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 14:23

Como eu faço para emitir essa nota fiscal modelo 1 ?

Voçe pode me falar tambem a portaria que fala sobre esse procedimento!!

Tenho que comprar um soft ou mandar imprimir na grafica ou ir na secretaria da fazenda pedir o meu registro?

Obrigrado lúcia por me responder rápido!!

Agradeço novamete!!

Lúcia gostaria de dizer tambem que eles me falaram que a modelo 2 aceita todos os tipos de operação.

LUCIA

Lucia

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 14:51

Paulo

Primeiro você tem que dar uma olhada na Port.Cat.162/2008 e verificar se vocês já estão obrigados a emitir a Nota Fiscal Eletronica (NF-e), caso ainda
não esteja obrigado você tem que pedir uma autorização(AIDF) para confeccionar o talão mod.1, mas é melhor pedir para o seu contador fazer esse pedido pois terá que ser feito on-line e depende de senha do Posto Fiscal.

Lucia

"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes"

Cora Coralina
Paulo Roberto

Paulo Roberto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 11 fevereiro 2012 | 19:47



Lucia mandei meu email explicando o meu problema olha só que a secretaria da fazenda me falou para fazer nesse caso!!

Resposta da Mensagem 5137449




Prezado Paulo,


Informamos que, para os casos de troca de mercadoria ou de parte dela, o documento fiscal original deverá ser cancelado e gerado novo documento com os dados atualizados.




Agradecemos seu contato no "Fale Conosco" da Secretaria da Fazenda.

Sua opinião é muito importante para nós. Por gentileza, clique no link abaixo e opine sobre este e-mail:

Pesquisa de Satisfação



Atenciosamente,

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo



Mensagem Original:

Nota Fiscal de Devolução de mercadoria

A empresa onde eu trabalho no caso Conservadora de Elevadores A&A Ltda. comprou um mercadoria em uma outra empresa e devolvemos a mercadoria por estar em desacordo com o nosso pedido. Emitimos uma nota fiscal paulista modelo 2 para devolução da mesma e a empresa falou que a nota fiscal de vendas modelo 2 não é apta para esse tipó de operação ou seja não pode. E ela pediu que fosse emitida uma nota modelo 1. Mas para emitir essa nota modelo 1 teriamos um custo ja que precisa de soft para emissão.Gostaria de saber se posso emitir uma nota de devolução modelo 2 e se essa nota modelo 2 permiti esse tipo de operação? e se não qual é o procedimento necessário para este tipo de operação ja que a empresa onde comprei a mercadoria necessita de uma nota de devolução de mercadoria modelo 1 para restituir o imposto.

NÃO RESPONDA ESTE E-MAIL Para fazer uma nova pergunta, clique aqui.





Secretaria da Fazenda - Governo do Estado de Sao Paulo

LUCIA

Lucia

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 12 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2012 | 08:56

Bom dia Paulo

A resposta do posto fiscal não foi satisfatória.....não conheço outra maneira de emitir uma nota de devolução, tem que ser no mod.1 ou mod.55, e isso vai gerar um custo para vocês....ou para confeccionar 1 talão ou adquirir o certificado digital para emitir a nota mod.55 (NF-e)

Lucia

"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes"

Cora Coralina
Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2012 | 15:07

lucinha Boa Tarde

Casso sua empresa não possua Nota Fiscal Mod. 1, peça para que o seu fornecedor emita a nota de Devolução de mercadoria no proprio talão dela.
Se sua empresa não possuir talões mod. 1 emita para seu Fornecedo
,uma declaração no qual descreva que sua empresa não possui talões modelo -1 e nem certificado digital para emissão de NF-e.

Espero ter ajudado.

Maria Brichi

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
MARINALVA AURORA DOS SANTOS

Marinalva Aurora dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 2 junho 2012 | 09:46

Bom dia a todos! Por favor, temos um bufê. Vamos vender os produtos para uma empresa que servirá os produtos em um evento, portanto acredito que essa operação é venda para consumidor final. Mas por ser um cliente pessoa juridica posso emitir a nota fiscal online? Mesmo que seja o bufê que entregará as mercadorias?
Grata,
Marinalva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.