x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 53

acessos 43.054

Nota fiscal eletronica de ajuste e complementar.

Michele Barbara de Carvalho

Michele Barbara de Carvalho

Bronze DIVISÃO 1, Proprietário(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 16 agosto 2010 | 09:50

Bom dia gostaria de saber quais são as condições para emitir uma nota fiscal eletronica de ajuste e/ou correção. Para ser mais especifica estou com um problema no campo de observações onde utilizamos para preencher informações adicionais, mais utilizadas nas notas de Manifesto.

Desde já agradeço.

Nelson Aparecido Leme

Nelson Aparecido Leme

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 16 agosto 2010 | 13:30

Boa Tarde Michele,

Nesse caso como nao altera a caracterista da nota fiscal, no caso de data ou valores, pode ser feito uma Carta de Correção informando o que nao foi destacado no campo de informacoes adicionais.

Eu ja tive casos assim e por própria orientação do Fisco, foi solicitado uma carta de correção.

Att,
Nelson Leme

Att.
Nelson Leme
Contabilista
Eduardo Ledo Otero

Eduardo Ledo Otero

Iniciante DIVISÃO 3, Analista
há 14 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2010 | 12:37

Boa Tarde amigos.

Preciso de sua ajuda. Sou analista de sistemas e desenvolvo sistemas para emissão de NFe.
Nem sempre tenho um apoio contabil para muitas questões.

Em um cliente meu o sistema por ter sido mau configurado emitiu algumas notas sem Base de Calculo e ICMS.

Como poderia ser feito para regularizar estes creditos a quem recebeu essas NFe e para acerto contabil da empresa?

Por ser a primeira vez que ocorre fiquei sem ação e o contafor da empresa não soube dar uma resposta dentro do conceito NFe.

Agradeço pela ajuda.

[[]]
Eduardo Ledo
Analista de Sistemas / Analista de Redes / Soluções em T.I.
Web Solutions
Tel: (21) 2772-9311
Cel: (21) 8876-6259 / 8855-8172
Nextel: (21) 7859-7903 Id: 83*44314
José Diego Oliveira Silva

José Diego Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 14 anos Segunda-Feira | 30 agosto 2010 | 17:06

Boa tarde pessoal,

Eduardo,

Se seu cliente emitiu Notas Fiscais que deveriam ter Base de Calculo de ICMS e ICMS destacados sem destacar os mesmo, a solução é emitir NFs complementares para cada uma das NFs erradas.

A um tempo atrás estava meio dificil emitir notas eletronicas complementares, pois na NF complementar o Valor Total da Nf não pode aparecer (a não ser que seja um complemento do Valor total, que não é o seu caso).

José Diego
Coord. Adm/Fin/Fiscal
R&D Mediq
Eduardo Ledo Otero

Eduardo Ledo Otero

Iniciante DIVISÃO 3, Analista
há 14 anos Segunda-Feira | 30 agosto 2010 | 17:22

Ola Jose Diego.

A nota saiu com CST 041. Neste caso o campo calculo do imposto tb não foi preenchido.

Ainda assim cabe uma nota complementar?

No caso da nota complementar me parece que tenho que mencionar a nota que estou complementando com a chave da mesma, correto?

Nesta nota complementar entra algum produto ou descrição no campo produto notificando o complemento ou apenas preenche a base de calcuclo o icms e o CST 100 com o calculo?

Agradeço mesmo a ajuda.

[[]]
Eduardo Ledo
Analista de Sistemas / Analista de Redes / Soluções em T.I.
Web Solutions
Tel: (21) 2772-9311
Cel: (21) 8876-6259 / 8855-8172
Nextel: (21) 7859-7903 Id: 83*44314
José Diego Oliveira Silva

José Diego Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 14 anos Segunda-Feira | 30 agosto 2010 | 17:36

Eduardo,

O fato do campo de CST sair 041 (Não tributada) deve ter sido o causador do erro...

O Correto pelo que você disse seria CST 100 (Estrangeiro - Tributado Integralmente)
Creio que para o correção do CST uma carta de correção já basta.

Agora, para emitir uma NF complementar, você terá que cadastrar um novo item que será usado sempre que destacar imposto a menor ou não destacar o mesmo.

Eu aconselhos os meus clientes a cadastrar com o nome "Complemento de Imposto".
Quando estiver emitindo a NF-e Complementar o campo onde vai o valor do produto deve estar zerado. Os unicos campo preenchidos no seu caso será a BC ICMS e o ICMS.

No Campo de Obs. vc deve citar a qual NF-e se refere o complemento, a data e a série da mesma. Nunca peguei um caso de ter que citar a chave...

Deu para enterder mais ou menos?

Duvidas...é só postar

José Diego
Coord. Adm/Fin/Fiscal
R&D Mediq
Eduardo Ledo Otero

Eduardo Ledo Otero

Iniciante DIVISÃO 3, Analista
há 14 anos Segunda-Feira | 30 agosto 2010 | 17:44

José Diego,

Acho que só vou errar se tiver mais alguma coisa não comentada aqui.
Do contrario sua explicação foi nota 10.

Agradeço a ajuda.

[[]]
Eduardo Ledo
Analista de Sistemas / Analista de Redes / Soluções em T.I.
Web Solutions
Tel: (21) 2772-9311
Cel: (21) 8876-6259 / 8855-8172
Nextel: (21) 7859-7903 Id: 83*44314
Eduardo Ledo Otero

Eduardo Ledo Otero

Iniciante DIVISÃO 3, Analista
há 14 anos Terça-Feira | 31 agosto 2010 | 18:07

Meu caro José Diego.

Na hora de ver como fica não parece tão facil.

Eu me enganei quanto CST. . seria 200

Mas estou meio enrolado. Criei um produto como "Complemento de imposto" e na tributação coloquei como 200.

Mas esse produto não tera que ter um valor?

se puder me passar seu email eu agradeço.
O meu esta visivel no perfil.

Assim posso me estender na minha duvida.

[[]]
Eduardo Ledo
Analista de Sistemas / Analista de Redes / Soluções em T.I.
Web Solutions
Tel: (21) 2772-9311
Cel: (21) 8876-6259 / 8855-8172
Nextel: (21) 7859-7903 Id: 83*44314
ISRAEL FELIPE

Israel Felipe

Iniciante DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2010 | 15:39

Boa Tarde,

Um cliente emitiu uma NFe de retorno de mercadoria referente vendas fora do estabelecimento, porem errou na digitação das quantidades, como faço para retificar essa NFe já que o prazo para o cancelamento acabou. Tenho que emitir uma NFe 3-finalidade ajuste e referenciar a NFe errada?

ANDRESSA DE OLIVEIRA FREITAS

Andressa de Oliveira Freitas

Iniciante DIVISÃO 3, Secretária
há 14 anos Sexta-Feira | 3 setembro 2010 | 10:59

Olá Pessoal,

fiz varias notas fiscais para um cliente, mas colocamos o endereço na nota fiscal do local onde entregamos e é o escritório, mas o endereço na receita é outro, faço carta de correção para todas?ou não tem problema???

Por favor me ajudem os valores das notas eram altos =/

ANDRESSA DE OLIVEIRA FREITAS

Andressa de Oliveira Freitas

Iniciante DIVISÃO 3, Secretária
há 14 anos Sexta-Feira | 3 setembro 2010 | 15:01

Olá Abdo o que eu sei desse assunto é:

Você inutiliza a nota fiscal, quando por erro do sistema ou quando separa um nota fiscal mas não a utiliza, ou seja, quando pular um numero de nota fiscal.

EX: Quando for fazer uma nota fiscal só que mais tarde, então resolve guardar o numero 2, só que acaba esquecendo que havia guardado a 2 e faz a 3, dai tera que inutilizar a 2.
Acontece mais com nota fiscal em papel, mas ja ocorreu comigo na eletronica, eu salvei uma nota para continuar depois só que o cliente não quiz mais a nota fiscal e eu acabei por emitir a nota seguinte, quando fui ver tinha a nota lá sem assinar então inutilizei ela.

Para cancelamento, é quando você digitou errado a nota mas não ocorreu saída da mercadoria, em tempo de 7 dias poderá cancelar ela e fazer uma correta.Ano que vem só terá 1 dia para cancelar uma nota fiscal errada.
Se no caso acabou de emitir a nota fiscal e quando foi verificar os itens(muito importante verificar) constatou um erro no cfop por exemplo, então cancela essa e ja emite outra.

Espero que tenha te ajudado.

Andre

Andre

Iniciante DIVISÃO 1, Farmacêutico(a)
há 14 anos Domingo | 5 setembro 2010 | 17:05

OLÁ PESSOAL,
TENHO DUAS PERGUNTAS:

1-AO FAZER O LEVANTAMENTO DE ALGUMAS NOTAS VERIFIQUEI
QUE FOI EFETUADO O PAGAMENTO DAS NOTAS COM VALOR DOS ITENS DOBRADOS,
NESTE CASO POSSO SOLICITAR UMA CARTA DE CORREÇÃO?OU SERIA UMA DE BONIFICAÇÃO EM RELAÇÃO A QUANTIDADE PARA DAR O VALOR CORRETO DA NOTA?

2-fOI PAGO UMA NOTA FISCAL DEPOIS UM TEMPO FOI VERIFICADO Q A NOTA Q FOI PAGA NAO ESTAVA CORRETA NO SITE DA SEFAZ
ex: NOTA PAGA PERFUME QNTIDADE 6 VALOR 50,00
SEFAZ PERFUME QNTIDADE 3 VALOR 50,00

NESSE CASO COMO DEVO PROCEDER PARA REGULARIZAR O PROBLEMA?

Melina Moura

Melina Moura

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Domingo | 5 setembro 2010 | 21:23

Boa noite gostaria de saber qual o procedimento a ser adotado quando o cliente usuário de nota fiscal eletrônica tiver problemas para transmitir a nota fiscal (ex: problemas nos provedores de acesso a internet) como poderá efetuar uma operação de venda?

Abdo Razak Sunbale

Abdo Razak Sunbale

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Negócios
há 14 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2010 | 10:26

Obrigado pelos esclarecimentos.
Tenho mais uma pergunta:
Quando meu cliente devolve um produto, é obrigação dele fazer a Nota de Devolução? Se não. Quando é obrigação dele ou minha?
Estamos com duvida no seguinte:
1) Gerei uma Nota de Venda e meu Cliente Devolveu no recebimento. Cancelo ou Devolvo? Devolvo com uma NF minha ou do cliente?
2) Alguns dias depois meu cliente devolve. Devolvo com uma NF minha ou dele? Para ser devolução dele ele tem que ter IE ou não?
Agradeço a resposta a esta dúvida.
Abç

Juliano de C. Gomes

Juliano de C. Gomes

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2010 | 11:53

Bom dia Gostaria de aproveitar o tópico para tentar esclarecer minha dúvida que é, acredito eu, não muito frequente de acontecer. Determinada empresa efetuou uma Venda de sucata (material reciclável)e emitiu a NFe com as seguintes informações
quant. 6000Kg x vlr. unit. 0,36/Kg = total 2.160,00
o valor unit. correto é 0,38/Kg - cabe nesse caso uma NFe complementar (6000Kg x 0,02/Kg), correto?
Acontece que, na ocasião o cliente ao receber a mercadoria, constatou que 100Kg não poderia ser aproveitado, porém, também não foi devolvido ao fornecedor. Como proceder nessa situação, sendo que o fornecedor não quer emitir uma NF de devolução e quer que façamos uma NFe Complementar somente de 5900 Kg e não de 6000Kg. Caberia apenas um abatimento do valor a ser pago pelo cliente? Alguem poderia me dar uma outra sugestão para a correção do erro?

Pedro Henrique Alexandre da Hora

Pedro Henrique Alexandre da Hora

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2010 | 15:28

Estou com uma dúvida em relação a NF-e de correção, a escrituração fiscal? Posso fazer NF-e de correção para transferência de créditos entre filiais? Pois a NF de transferencia de crédito tem que ser emitida no último dia do mes e como nossa apuração não está fechada e estamos sem poder transferir o valor correto, sempre sobra uma quantia a pagar e crédito na empresa.


Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 9 setembro 2010 | 16:29

melina
voce tera que fazer uma nfe em contingencia usando o formulario de segurança e tem um prazo de 7 dias para lançar essa nfe no sistema
para pedir esse formulario tem que ser em graficas conveniadas, estou fazendo o orçamento na grafica tomas greg fone: 4176-8800
espero ter ajudado
Abraços,
Ana

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
ANDRESSA DE OLIVEIRA FREITAS

Andressa de Oliveira Freitas

Iniciante DIVISÃO 3, Secretária
há 14 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2010 | 15:12

Abdo
1) Gerei uma Nota de Venda e meu Cliente Devolveu no recebimento. Cancelo ou Devolvo? Devolvo com uma NF minha ou do cliente?
2) Alguns dias depois meu cliente devolve. Devolvo com uma NF minha ou dele? Para ser devolução dele ele tem que ter IE ou não?
R: Se tiver no prazo de cancelamento, cancele afinal o produto nao saiu da empresa, ou saiu?
Se o cliente for empresa e tiver inscrição estadual, ele faz a carta de devolução.
Se o cliente se recusar a fazer nota ou for pessoa fisica, vc utiliza o cfop 1202 e faz uma nota fiscal de ENTRADA igual a de saída, que quer dizer que o produto esta retornando para o estoque.
Espero ter lhe ajudado.

Abdo Razak Sunbale

Abdo Razak Sunbale

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Negócios
há 14 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2010 | 15:34

Andressa.
Boa tarde!

1) Gerei uma Nota de Venda e meu Cliente Devolveu no recebimento. Cancelo ou Devolvo? Devolvo com uma NF minha ou do cliente?
2) Alguns dias depois meu cliente devolve. Devolvo com uma NF minha ou dele? Para ser devolução dele ele tem que ter IE ou não?
R: Se tiver no prazo de cancelamento, cancele afinal o produto nao saiu da empresa, ou saiu?
RR: No caso o produto saiu...
Se o cliente for empresa e tiver inscrição estadual, ele faz a carta de devolução.
Se o cliente se recusar a fazer nota ou for pessoa fisica, vc utiliza o cfop 1202 e faz uma nota fiscal de ENTRADA igual a de saída, que quer dizer que o produto esta retornando para o estoque.
Abdo: Muitas vezes meu cliente devolve mercadorias que ele não vende, e troca por outras que ele vende. Ele não faz nota de devolução e acabamos fazendo com CFOP 1202. A Devolução não deveria ter uma Venda de origem? Muitas vezes meu cliente não informa de que nota é.
Como devo proceder para não ter problemas.
Abç

ANDRESSA DE OLIVEIRA FREITAS

Andressa de Oliveira Freitas

Iniciante DIVISÃO 3, Secretária
há 14 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2010 | 15:51

Abdo,
DEVOLUCAO DE VENDA DE MERC. ADQ. E RECEBIDA DE TERCEIROS
dai nos dados adicionais você discrimina a nota de venda referente a devolução.
mas o que eu nao entendi foi, seu cliente faz nota fiscal de devolução???

me adiciona no msn se puder @Oculto e vemos o que podemos fazer =D

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.