x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 6.857

Enquadramento como Distribuidor Hospitalar em MG

Leandro Martins dos Santos

Leandro Martins dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Administrativo Financeiro
há 14 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 15:45

Boa tarde a todos!

Tenho uma dúvida quanto ao enquadramento de empresas como Distribuidor Hospitalar na SEFAZ MG. Sempre recebo as Portarias SUTRI relacionando os novos contribuintes enquadrados como distribuidor hospitalar, mas não encontrei o dispositivo que define as condições necessárias para este cadastramento. Gostaria de saber se alguem sabe o dispositivo legal que definem estas normas.

Obrigado a todos!

Fernanda Silva Detomi Damasceno

Fernanda Silva Detomi Damasceno

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 17:58

Olá Leandro,

Para se cadastrar como distribuidor hospitalar a empresa deve pedir autorização na SEFAZ e tem que atender as condições estabelecidas no art. 222, inciso XVII, alinea "b", Parte Geral do RICMS/MG.

Leandro Martins dos Santos

Leandro Martins dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Administrativo Financeiro
há 14 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 08:48

Fernanda,

Bom dia! E obrigado pela sua resposta! Me foi muito útil!

Mas ainda estou com algumas dúvidas. Neste trecho do RICMS cita o seguinte:

XVII - distribuidor hospitalar é o estabelecimento atacadista, independentemente do ramo de atividade, cujas vendas destinadas a hospitais, clínicas ou a órgãos da Administração Pública representem, no mínimo, 80% (oitenta por cento) da sua receita operacional anual, observado o seguinte:

a - o enquadramento do estabelecimento na categoria de distribuidor hospitalar será feito mediante requerimento do contribuinte, protocolizado na Delegacia Fiscal (DF) a que estiver circunscrito, acompanhado da respectiva comprovação;

b - portaria da Superintendência de Tributação divulgará relação dos estabelecimentos distribuidores hospitalares.


Então, isto significa que empresas iniciantes, por não terem faturamento, não podem se cadastrar como Distribuidores Hospitalares?

Fernanda Silva Detomi Damasceno

Fernanda Silva Detomi Damasceno

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 09:16

Olá Leandro!
Por nada!
No meu entendimento as empresas iniciantes não podem se cadastrar, acredito que você pode questionar com a SEFAZ através do Fale Conosco, pois não encontrei mais nada sobre este assunto...
Espero ter ajudado!
T+

Carlos

Carlos

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 17 dezembro 2010 | 14:03

Olá Leandro, não sei se você já conseguiu resolver o seu problema, mas vou tentar contribuir de alguma forma.
De acordo com o Decreto 45.505 as empresas em inicio de atividade podem solicitar o enquadramento como Distribuidor Hospitalar, porém terão que comprovar vendas de no minimo 80% do faturamento para HOspitais, Clinicas e Orgãos da Administração ao final de cada trimestre.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.