Bom dia!
O que deve ser registrado é o custo do produto, custo é um termo surgido e regulado no âmbito contábil, mesmo que para fins fiscais deve-se seguir a norma contábil adequada a este conceito, a não ser que haja expressa previsão legal em sentido contrario.
Por tanto deve-se seguir as orientações do CPC 16. Que traz o seguinte:
Custos do estoque
10. O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.
11. O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser
deduzidos na determinação do custo de aquisição.
Logo resta claro que se você recupera os impostos estes reduzem do custo de aquisição, assim como qualquer imposto que não possa ser recuperado deve ser somado ao custo, como IPI ou ICMS ST/Antecipação.
Em suma, o valor do custo deve refletir o ônus que a empresa assumiu para adquiri-los, assim os créditos de impostos aumentam o ativo da entidade ao serem registrados como impostos a recuperar e reduzirão o montante a ser pago de tal tributo, logo não podem ser considerados ônus.