x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 36.422

nota fiscal eletronica carros usados

Moraes_Contabilidade

Moraes_contabilidade

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 24 novembro 2010 | 11:30

Eu tenho um cliente que vai emitir NF-e e ele trabalha com consignação de veiculos e a minha duvida é qual a situação tributaria do pis e do cofins que ele deve colocar na nota fiscal de entrada ??

Se alguem tiver uma informação a mais sofre esse assunto me ajudem, por favor !!
Muito Obrigado

"Pessoas não são o ativo mais importante de uma empresa. As pessoas certas é que são."
Jim Collins
Júlio Cerqueira

Júlio Cerqueira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 24 novembro 2010 | 18:19

Considerando uma empresa Lucro Presumido, a base de cálculo do PIS e da COFINS é a diferença entre a alienação e a aquisição do veículo usado, logo, a tributação do PIS e da COFINS dá-se de forma normal, ou seja, tributados na forma cumulativa. Assim, a situação tributária na emissão de NF-e relativo ao PIS e a COFINS deveria ser " Operação Tributável - Base de cálculo = Valor da operação alíquota normal (Cumulativo / Não Cumulativo), mas dessa forma seria tributada sobre o valor total da nota, o que não é o caso. A base de cálculo na verdade é somente o lucro da operação. Por isso, acredito que o mais certo seria utilizar a situação " Outras operações" e zerar os campos de valores e alíquota.

Isso é como eu faço. Fica aberta a explanação de quem pensa diferente.

Até mais!

"Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito..." (Renato Russo)
Cláudio Cardoso da Silva

Cláudio Cardoso da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 30 agosto 2011 | 08:34

Bom dia Fábio!

- Primeiramente, verifique se você está classificando corretamente, veja:

8702 - Veículos automóveis para transporte de dez pessoas ou mais, inclusive o motorista
87021000 - com motor de pistão de ignação por compressão (diesel ou semidiesel)
870290 - Outros
87029010 - Trólebus
87029090 - Outros

- A classificação mencionada por tí, é usada para outros tipos de veículos automóveis, para transporte de dez pessoas ou mais, inclusive o motorista, é este o tipo de veículo que está comercializando?

- Caso você possa confirmar que está correta a classificação, veja que que TIPI traz, para esta posição mencionada, duas excessões:

01) - 87029090 - Ex.01 - Com volume interno de habitáculo, destinado a passageiros e motorista, superior a 6m³, mas inferior a 9m³

02) - 87029090 - Ex 02 - Com volume interno de habitáculo, destinado a passageiros e motorista, igual ou superior a 9m³

- A diferença é a seguinte:

87029090 - Outros - Alíquota do IPI = 25%
87029090 - Ex.01 - Outros - Alíquota do IPI = 10%
87029090 - Ex.02 - Outros - Alíquota do IPI = 0%

- Logo, sua classificação poderá levá-lo a mais IPI ou a menos IPI, portanto tome todo o cuidado possível na classificação.

FABIO TUPINÁ DE LIMA

Fabio Tupiná de Lima

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 30 agosto 2011 | 09:25

Bom dia, Claudio!

Obrigado !

Realmente a NCM esta errada !

No meu caso as notas sao para uma agencia de carros usados !

Tenho que emitir notas com NCM de carros de passeio ! Vou procurar a NCM mais adequada !



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.