Cobertura das Regras do IRPF 2026
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 473

Como emitir NF de Entrada (MEI CFOP 1102)

daniel.uramg

Daniel.uramg

Bronze DIVISÃO 3 , Micro-Empresário
há 2 semanas Quinta-Feira | 26 fevereiro 2026 | 10:19

Olá pessoal.
Eu sou MEI e trabalho com compra e venda de equipamentos usados.
Eu sempre emito uma nota fiscal de Entrada ao comprar um equipamento. Para me respaldar sobre a procedência do equipamento em caso de fiscalização, e também para poder emitir uma nota de Venda caso o cliente a peça.

Bem a anos eu emitia a nota sem problemas com o CFOP 1.102, porém agora este CFOP não é mais aceito para MEI. Já revirei a internet, ChatGPT e até mesmo suporte do Sebrae, não consegui uma solução.

Alguém sabe informar qual CFOP o MEI pode usar agora neste tipo de situação?

Obrigado.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 2 semanas Quinta-Feira | 26 fevereiro 2026 | 11:00

Daniel

pode ser  uma instabilidade no sistema de emissão, pois o CFOP está correto para a entrada
veja se por acaso não está marcando a nota como saida e informando o CFOP entrada



Natanael,    trata-se de compra e  NAO de retorno,  esse CFOP está errado para o que o Daniel necessita

Márlus

Natanael Braz

Natanael Braz

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 semanas Quinta-Feira | 26 fevereiro 2026 | 12:54

Márlus Mauri de Meira Mathias. Os CFOPs para emitente MEI foram reduzidos desde 01/04/2025.
Entre os CFOPs "excluídos" foram os CFOPs 1102, 1403, 1401, 1117, 2102, 2401, 2403, 2117 etc.
O CFOP 1904 é vigente para qualquer entrada efetuada pelo MEI conforme Ajuste Sinef 003/2022.

Natanael Braz
Contador - CRC MS014643/O
[email protected]
daniel.uramg

Daniel.uramg

Bronze DIVISÃO 3 , Micro-Empresário
há 1 semana Segunda-Feira | 2 março 2026 | 10:21

Olá pessoal bom dia, agradeço a ajuda de todos

@Natanael Braz infelizmente estes nem aparece no meu emissor (uso o emissor do Sebrae)

@Márlus Mauri de Meira Mathias está selecionada nota de entrada mesmo, a questão foi esta que o #Natanael Braz Natanael Braz falou abaixo mesmo, agora a lista de CFOPs permitida pelo MEI é minuscula, e um dos que parecia ser um substituível para a 1102 é a 1504, que não aparece =/

EDIT:
Entrei em contato com o suporte do Sebrae, para usar o CFOP 1904 faltava configurar ele na Natureza da Operação, aí sim ele passou a aparecer na emissão da nota, no entanto ao tentar transmitir recebo o mesmo erro "Lote processado Rejeicao CFOP invalido para emitente MEI CRT4 nItem1. Lote processado Rejeicao CFOP invalido para emitente MEI CRT4 nItem1."

daniel.uramg

Daniel.uramg

Bronze DIVISÃO 3 , Micro-Empresário
há 6 dias Sexta-Feira | 6 março 2026 | 14:31

Olá boa tarde!
Agora sim deu certo, a matriz padrão o sistema não deixa eu alterar, mas criei uma nova matriz fiscal com este CFOP e CSON e consegui emitir a nota normalmente!

Por curiosidade, depois alterei depois esta matriz e mudei o CFOP para o 1102 e também consegui emitir.

Por o 1102 ser o realmente correto para o meu caso, que é compra para revenda, vou continuar usando este, apesar que ele teoricamente não é mais aceito, mas vai entender.

Agradeço demais Natanael, grande abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade