x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 8.440

ICMS em conta telefônica, restituição

TATIANE TEIXEIRA

Tatiane Teixeira

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 9 setembro 2010 | 13:38

Sou advogada e estou me aventurando nesta área tributária, porém ainda aprendendo.
Bom, vamos ver se entendi, por ex.: Se, eu, empresa, pago uma conta de telefone, nesta consta o valor do ICMS pago, então poderei ter restituição do mesmo em crédito?
Como utilizo o crédito de ICMS?
Como faço para ter esta restituição?
Quais procedimentos?

Tatiane Teixeira
Natalia Domene

Natalia Domene

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Domingo | 12 setembro 2010 | 13:16

Boa tarde Tatiane!

Li sua dúvida, e que pelo que entendi, você quer saber se pode se creditar do ICMS da nota de telecomunicação.

Na verdade, sempre surgem dúvidas a respeito do crédito de ICMS sobre energia elétrica e telefone.

O tratamento tributário em relação ao aproveitamento de crédito nas entradas de energia elétrica e serviços de comunicação é o seguinte:

a) ENERGIA ELÉTRICA - Quando Consumida em Processo de Industrialização, ou quando o Consumo resultar em Saída do Produto para o Exterior.
b) COMUNICAÇÃO - Quando sua utilização resultar em saída do Produto para o Exterior.

Nos demais casos, somente haverá o direito ao Crédito a partir de 01/01/2011.

Em relação ao laudo técnico, o mesmo é utilizado para aferir qual foi a percentagem de utilização da energia elétrica consumida no processo industrial da empresa, pois é só o proporcional a esta percentagem que pode ser aproveitado como Crédito.