x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 67

acessos 75.303

Nfe Inutilizadas

Ernani Marcelino

Ernani Marcelino

Bronze DIVISÃO 1, Programador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 13:37

Boa tarde Emerson.

Como disse o John é possível sim.

Depende porém como que o pessoal do Emissor Gratuito fez a geração da Chave de Acesso.

Para a geração da Chave de Acesso ela toma como base o CNPJ/Código da Nota/Modelo e por último um CONTROLE INTERNO utilizado pelo sistema.

Aqui encontra-se um problema, como faz quase 3 anos que mexi com o Emissor Gratuito, não posso falar com certeza mas... esse CONTROLE INTERNO depende de cada empresa de informática controlar isso, uns utilizam o mesmo código de NOTA e outros utilizam um código aleatório porém que não repete.

Caso o Emissor Gratuito utilize o mesmo número de nota, fica mais fácil e não tem problemas para gerar isso.

Irei baixar o software gratuito e fazer alguns testes, assim que tenha uma resposta entro em contato.

Caso o Jonn não tenha feiro isso antes.

Ernani

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 13:40

Ernani.

Você esta enganado temos um software comercial que trabalha com NF-e.
A chave é isto que você disse + digito verificador usando MODULO 11.

Nada d+++, a chave gerado pelo emissor pelo nosso software, por outro software é tudo igual.

O que vou fazer é so perguntar o usariio o Numero da NF-e e gerar a chave.

at,
John

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2010 | 14:12

quando inutilizo uma nota fiscal preciso anotar no livro termo de ocorrencias?
nunca inutilzei nota fiscal eletronica, ate o mes passado trabalhavamos com um sistemas que permitia sempre cancelar, esse mês a empresa que trabalho trocou de sistema e quando neste tentei emitir uma nota mas o sitema não reconheceu o cfop, que por sinal estava errado mesmo, então a nota foi rejeitada, fui tentar cancelar essa nota para emitir outra mas agora aparece como status de inutilizada.. pode ficar assim mesmo? já emiti outra será que não tem problema? essa nota eu escrituo no livro normalmente? alguem pode me ajudar por favor... ate o mes passado so acontecia notas canceladas...agora tem inutilizada, cancelada, rejeitada e ainda não consegui entender a diferença de cada um deles
obrigada

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2010 | 14:28

Olá, Boa tarde Tita!
Não + é necessário a anotação de inutilização de faixa no livro modelo 6, a partir da referencia 10/2010... Obs: agora é obrigatório o registro de notas mesmo inutilizadas no sistema, não devendo saltar nenhuma numeração no livro fiscal, mencionar na observação no registro: (Faixa de numeração inutilizada dia xx/xx/xxxx as HH:hh, motivo x.x.x.x.x.x.x), alguns programas de transmissão geram o XML para importação
Cancelada = é nota emitida com erros e feito o pedido de cancelamento
Inutilizada = Sistema por algum motivo saltou a numeração, é feito o comunicado de salto e transmitido, pode consulta-lo no SITE no link: www.nfe.fazenda.gov.br
Rejeição: erros encontrados no XML enviado ao SEFAZ que impossibilitaram o aceite da emissão da NFe.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2010 | 20:01

Emerson Rabelati, muitissimo obrigada pela ajuda..agora acho que estou conseguindo enxergar a diferença...neste sistema novo que estamos agora tem tb a nota denegada..vc sabe me dizer o que significa?

não querendo abusar, deixa eu aproveitar para te perguntar tb de uma coisa nova pra mim, emitimos uma nota em contigencia DPEC...então, e agora preciso fazer alguma coisa?? preciso fazer algo diferente ou é normal como as outras notas. qual deve ser o procedimento depois da nota emitida em dpec?

obrigada

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2010 | 06:39

Bom Dia Tita, vamos lá... !

Qual a diferença de nota denegada e nota rejeitada?

Quando uma nota submetida à Secretaria da Fazenda não é aprovada, ela pode ser classificada como rejeitada ou denegada. Entenda a diferença entre elas:
Uma Nota é Rejeitada quando contém erros nas informações de faturamento, quando a empresa não está cadastrada como emissora de NF-e ou quando a sua assinatura digital está corrompida. Inconsistências no cadastro de clientes das empresas emissoras são as principais causas de rejeições de NF-e. Esta nota poderá ser corrigida e submetida novamente à SEFAZ, utilizando-se a mesma numeração de nota ou com uma nova numeração, já que uma nota rejeitada não é registrada na base de NF-e's da Secretaria da Fazenda.
A reapresentação de uma nota já submetida e autorizada anteriormente, também irá resultar em rejeição, neste caso por duplicidadade de NF-e.
A denegação de uma NF-e ocorre quando o emissor, e em alguns casos o destinatário também, apresentam pendências fiscais perante a Secretaria da Fazenda do seu estado, geralmente por não cumprimento nas entregas de obrigações acessórias previstas na legislação. Neste caso a empresa estará impedida de faturar até que ela regularize sua situação fiscal.
Diferente da situação de rejeição, NF-e's denegadas são registradas na base da SEFAZ, impedindo a reutilização daquela numeração de NF-e posteriormente.

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2010 | 07:30

2º situação: DPEC - Declaração Prévia de Emissão em Contingência - é alternativa de emissão de NF-e em contingência com o registro prévio do resumo das NF-e emitidas. O registro prévio das NF-e permite a impressão do DANFE em papel comum. A validade do DANFE está condicionada à posterior transmissão da NF-e para a SEFAZ de Origem, após a cessação dos problemas técnicos que impediam a transmissão da NF-e para UF de origem:
- Transmitir as NF-e emitidas em Contingência Eletônica para a SEFAZ de origem, observando o prazo limite de transmissão na legislação;

- O emissor deve tratar as NF-e transmitidas por ocasião da ocorrência dos problemas técnicos que estão pendentes de retorno."

Obs: O contribuinte emitente de NF-e em situação de contingência deverá lavrar termo no livro Registro de Uso de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência - RUDFTO, modelo 6.
TERMO FISCAL
Art. 37, §2, item 2 da Port. Cat. 162/2008


Veja o que deve ser informado na resposta no link da colega Enides Trevisan aqui do Fórum postada Segunda-Feira, 18 de janeiro de 2010 às 08:03:17 : http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=31532

Espero que lhe ajude, qualquer coisa poste aqui.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

daniela gobi cordeiro

Daniela Gobi Cordeiro

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 17 dezembro 2010 | 13:48

Boa tarde, pessoal, alguem por favor me esclareça uma dúvida.

Estou utilizando sistema gratuito de sao paulo em versão de testes para homologação. Porém, não consigo concluir em virtude de dificuldades com a INUTILIZACAO de notas fiscais...eu digito a série e o número das notas e ELE NÃO MOSTRAS AS NOTAS !! Já tentei todas as formas e este sistema não mostra quais notas posso inutilizar.

Por favor se alguem já teve esta experiência, me diga como faço para dar certo. eu aguardo e obrigada.

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 17 dezembro 2010 | 16:36

Boa Tarde Daniela, seja bem vinda ao Fórum Contábeis!!!

Na versão de testes não tem como fazer testes de inutilização de faixa de numeração, somente na versão homologada (Produção) que conseguirá fazer este procedimento.
No + é só pesquisar e ver qual nota está saltando no emissor ou mesmo inserir manualmente a série e numero das notas, salvar e transmitir com o motivo do salto.
Se persistir dúvidas poste aqui!
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

daniela gobi cordeiro

Daniela Gobi Cordeiro

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 17 dezembro 2010 | 16:47

boa tarde emerson.
obrigada pelo retorno.

Porém para eu conseguir usar a versão original, eu sou obrigada a fazer a homologação através da versão testes, e o sistema também me obriga a fazer uma inutilização, certo!?

isto eu não estou conseguindo...

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 17 dezembro 2010 | 17:18

Olá!
Para fazer a alteração de ambiente de testes para produção é só efetuar no site do Sefaz de sua UF a alteração. No mesmo local que você se credenciou para testes tem um link para passar para produção.
A inutilização que vc deve estar falando é dos talões que deixaram de emitir notas, isso é no modelo 6 e no posto fiscal deve ser avisado. Porém já pode fazer a homologação no Site e começar a emissão de notas eletrônicas.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

daniela gobi cordeiro

Daniela Gobi Cordeiro

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sábado | 18 dezembro 2010 | 15:09

Emerson.
Acho que você não comprrendeu minha situação.

as notas inutilizadas a que me refiro são referente a versão de testes, justamente para homologação. Assim, sem fazer a inutilização na versão de testes (o que é ficticio) eu não consigo homologar no site e então emitir minhas notas eletronicas definitivas.

A minha dúvida é quanto a inutilização na versão de testes mesmo.

Willian Cheng

Willian Cheng

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 13 anos Domingo | 19 dezembro 2010 | 12:20

Daniela,

Até onde eu sei, as duas versões - homologação e produção - são independentes, então o que se faz numa versão não se reflete em outra. Portanto não há necessidade de inutilizar faixas de numeração. Se a empresa só vai começar a gerar NF-e a partir de agora, inicia-se a numeração a partir de "1", já que a NF-e é outro modelo de nota (modelo 55) e não tem nada a ver com o modelo anterior (modelo 1 ou 1A)

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 20 dezembro 2010 | 06:23

Olá, Bom Dia a todos!

Ops... desculpe-me Daniela, deve ser o que o colega Willian está informando agora o que você gostaria de saber, versão testes é independente da produção, não é necessário inutilizar notas já emitidas na versão testes, pois as mesmas não possuem válidade juridica... deve-se credenciar na versão de produção e começar a emitir a partir da NFe 001, independente dos testes já efetuados com a mesma numeração. Valeu William.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

JORGE ROBERTO MARÇAL

Jorge Roberto Marçal

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Domingo | 30 janeiro 2011 | 12:07

Daniela, bom dia, estou com este mesmo "dilema" não sei como resolver, preciso fazer (1) inutilização pelo software gratuito e também não estou conseguindo. Voce já conseguiu?? me ajuda por favor???

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 31 janeiro 2011 | 06:42

Bom Dia Jorge!
Dentro do Emissor Gratuíto vá em: MENU > Notas Fiscais > Inutilizações > Inutilizar faixas de numeração, pesquise e marque a nota que saltou e click em inutilizar abaixo no emissor, solicitará uma justificativa e logo após é só colocar a senha e transmitir.
Feito isso entre no Site: https://www.nfe.fazenda.gov.br e consulte se a mesma se encontra inutilizada no sistema do SEFAZ.
Se persistirem dúvidas poste.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Ednelson José Mazzetto

Ednelson José Mazzetto

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 31 janeiro 2011 | 11:15

Bom dia !!!
Jorge ,
as notas inutilizadas, só podem ser feitas pelo emissor se você realmente utiliza-o, caso contrário, seu cliente ou você, deve utilizar o software que está emitindo a NFe, por ex.: alguns clientes têm ERP, o próprio sistema faz as inutilizações ou tem link para que você informe, agora, ao utilizar o software gratuito, é necessário ter notas lançadas e a sequência pulada ter continuidade no próprio sistema, senão você não consegue inutilizar por faixa de numeração, vale lembrar que é gerado XML também, mas como não alimenta informações, os softwares contábeis não reconhecem, por isso o lançamento fiscal deve ser manual, por aqui lançamos todas como canceladas, inclusive para registro vamos no portal da NFe e imprimimos a relação de notas inutilizadas por CNPJ para resguardar de algum problema com o fisco.


Att..

Mazzetto

MATHEUS ALVES

Matheus Alves

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 março 2011 | 10:15

Bom dia pessoal.

Observando este topico, me surgiu uma dúvida que não estou conseguindo encontrar solução, na Inutilização da NF-e, qual a data que deve ser escriturada. EX:

A NF-e No.100 foi digitada em 02/2011, mas a sua inutiliação foi em 10/03/2011 conforme consulta no Portal Nacional da NF-e. Enfim, eu devo escritura-la com data de 02/2011 ou 03/2011.

Desde já agradeço.

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 17 março 2011 | 11:31

Olá, Boa Tarde Matheus!
Realmente também não localizei nada sobre este assunto, porém vejo a data da nota sub-sequente para eu efetuar o lançamento, pois no registro fiscal não pode saltar a numeração, se a seguencia está no mês 2 o registro deve seguir... Eu utilizo o Prosoft Gold e ele me avisa qual a sequencia está pulando... então já vejo no Site se está inutilizada e faço o registro manualmente. Está é uma ótima pergunta/Dúvida que poderá ter várias interpretações diferentes, visto que não localizamos legislação até o momento sobre o assunto. Aguardamos + opiniões e se alguém tiver embasamento legal nos passar.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Guilherme Costa de Souza Sales

Guilherme Costa de Souza Sales

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 27 outubro 2011 | 15:44

Boa tarde, Pessoal.

Gostaria de tirar uma dúvida referente a escrituração da "NOTA FISCAL INUTILIZADA".
Vários clientes da nossa contabilidade deixam de enviar algumas NF, e dizem que a mesma sumiu do sistema deles: Ex: Emitiu NF 10,11,12 e pulou para 14.
Nesses casos como proceder quanto á escrituração no livro fiscal?
Devo escriturá - la ou não?

Meu cliente precisa informar ao Fisco que a mesma foi inutilizada?

Se possível informe a origem do artigo que fala sobre o mesmo.

Encontrei algumas referências mas nada sanou minhas dúvidas totalmente.

Agradeço a ajuda e bom trabalho a todos!!!

Ney Machado

Ney Machado

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 16:59

Ola, Pessoal
Estou com um pequeno problema com um cliente, o mesmo fez o procedimento para emissão da NF-E, só que em vez de imprimir a NF-E ELE EXCLUIU, você's sabem me dizer que destino ela tomou?

OBS: o procedimento de inutilização eu já fiz e acusa 241 Rejeição: Um número da faixa já foi utilizado ...

Abraços,

Ney Machado

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Domingo | 6 novembro 2011 | 21:21

Ola a todos!

Guilherme, veja o link abaixo que vai acabar com sua duvida... SIM, deve-se escriturar NFe inutilizada.
O que é a inutilização de número de NF-e?
As NF-e canceladas, denegadas e os números inutilizados devem ser escriturados, sem valores monetários, de acordo com a legislação tributária vigente.
www.nfe.fazenda.gov.br
Para escriturar eu coloco a data da nota seguinte e o numero que saltou... na observacao eu coloco o dia e o numero do protocolo de inutilizacao que pode ser consultado no Portal da NFe.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Domingo | 6 novembro 2011 | 21:31

Ops. O link acima nao esta funcionando direto, vai abrir o Portal da NFe, va do lado direito da tela em (Perguntas frequentes)... Depois na opcao 3 *Escrituracao de NFe, abrindo va em *Correcao, cancelamento e inutilizacao de NFe (O que é a inutilizacao de NF-e?), vai encontrar a resposta informada.

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Domingo | 6 novembro 2011 | 21:46

Olá Ney!

Seu caso realmente é complicado, tivemos outros colegas com esse mesmo problema aqui no fórum... porém nao passaram qual foi o procedimento que tomaram, aguardar algum colega passar as informacoes ou consultar o Posto fiscal de sua jurisdicao, no emissor gratuíto nao sabemos montar o final da chave(Digito verificador), conforme passado no início desse tópico e se for no programa de terceiros o programador saberá montar para vc conseguir visualizar a NFe em programas de colegas do fórum ou mesmo na NET.
Nao irá conseguir inutilizar essa faixa de numeracao, pois a mesma já consta na base do SEFAZ e para cancelar deverá pelo menos conseguir o numero da chave. Poblemao para os colegas programadores que visualizam este tópico, quem sabe alguem já conseguiu como montar a chave gerada pelo emissor gratuíto.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Fernando Maia

Fernando Maia

Bronze DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 12 anos Quinta-Feira | 5 abril 2012 | 13:43

Prezados,

Já deve ser de seu conhecimento, que no dia 07/03 houve atualização sim no site da SEFAZ, tal, fez com que vários programas de contabilidade parassem de funcionar, tanto, que a FENACON tentou intervir (FONTE: http://www.fenacon.org.br/ultimas.php?home=1&id=1186).

Tenho o prazer em informar, que atualmente apenas o Auxílio NF-e continua baixando os XMLs. (pode procurar no google).

Sabemos o quando é importante para as empresas este recurso. Pensando nisto, foi criado um aplicativo que já se adaptou as alterações da SEFAZ, já sendo possível recuperar os XMLs de seus fornecedores/clientes!

Baixe Aqui

Att. Fernando Maia

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 09:02

NOVO - 09/04/2012
Testem também....
Baixe a versão beta, download do XML sem certificado digital.

Basta informar a chave igual ao antigo GDanFe. Fizemos um mecanismo de OCR (Convertendo os campos de imagens em texto), assim conseguimos resgatar o CNPJ, Inscrição Estadual, Nome, e Valor total da NF-e.

Mas esta é uma versão beta, em nossos testes esses campos funcionaram. Sabemos que existe algumas alterações a serem feitas, mas o X da questão quebrar o algoritimo de imagem foi feito.

Vocês vão gostar.
Download : http://www.perfilsistemas.com.br/download/GDanfe1.0.exe

CLAUDIO GOUVEIA DE FREITAS

Claudio Gouveia de Freitas

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 14 abril 2012 | 17:00

Srs.

Nestes últimos dias, depois que a sefaz fez uma mudança no sistema o meu programa de contabilidade deixou de conseguir importar as notas fiscais eletrônicas direto do site.

Lendo aqui no fórum contábeis, fiquei conhecendo o gdanfe. Fiquei muito feliz com o programa, pois deixei de ter a necessidade de estar digitando as notas fiscais manualmente.

Porém, após fazer lançamentos de várias notas e fechar a minha contabilidade, percebi que existiam muitas notas com inconsistências de valores! Notas de 230.000 estavam com o valor de 30 reais! Vários produtos (não sei porque, mais sempre o primeiro) estavam também apresentando valores errados!

Quero aqui deixar minha insatisfação, e peço aos colegas que prestem atenção nos valores das notas geradas pelo gdanfe.

Baixei um outro programa, onde está conseguindo baixar as notas sem valores errados. Como o meu intuito aqui é apenas alertar, e não fazer propagandas, não irei divulgar.

Isso me gerou um transtorno muito grande.

Peço apenas que revisem suas notas!

Regiane Avelino

Regiane Avelino

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 14 abril 2012 | 17:05

Olá,
Eu baixei o gande através de indicação, também sou contador. E já baixei mais de 300 notas fiscais e não tive o problema mencionado.

Mas se você já achou outra solução fico feliz por vc.

CLAUDIO GOUVEIA DE FREITAS

Claudio Gouveia de Freitas

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 14 abril 2012 | 17:55

Regiane,

Por favor, faça um teste com esta chave: OcultoOcultoOculto44310, você verá que o primeiro item ficará com valor zerado (a nota original tem valor).

Com esta chave: OcultoOcultoOculto97930, a nota ficará com valor zerado (a nota original tem valor)!

Seria bom você revisar suas notas, alguma pode ter passada desapercebida.

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.