x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 438

acessos 110.360

Preenchimento STDA - Dúvida

antonio b de jesus

Antonio B de Jesus

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 13 dezembro 2010 | 23:11

Pode ter certeza , vai ter muito contador sendo intimado nos postos fiscais e plo CRC quanto as esta STDA, estou vendo que tera muitos erros , isto pode trazer problemas para os clientes.
Teremos que solicitar suporte ao sescon, por que pelo que entendi somente será lançado os valores devidos e recolhidos e não o valor do faturamento o meu sistema apura tanto o que foi recolhido antecipdado em nome do cliente , como o que foi recolhido pelo fornecedor .O que temos que ter cuidado é que pode aparecer uma declaração para informar os valor que o fornecedor recolheu antecipado dentro do estado de origem, por que se ele destacou na nota devemos informar ao estado de são paulo.
Isto vai acontecer , quando os sped-fiscal for obrigatorio a todas as empresas tanto de serviço - comercio e industria.
O sped-fiscal vai abolir DCTF-DACON-DIPJ-DIRF-DECRED-DEMED-DEES-GIA-STDA-DIMOB- E OUTRAS DECLARAÇÕES A RECEITA FEDERAL , QUE DEVERA REPASSAR AOS ORGÃOS.O FUTURO E QUE UMA EMPRESA TERÁ APENAS O CNPJ COM MAIS UM DIGITO 00.000.000/0001-00-01,ONDE SERA SEPARADO O ORGÃO PARA CADA SEQUENCIA 01-02-03-04-05-06-07 E ASSIM POR DIANTE.

ESPEREM ISTO COMEÇARA A PARTIR DE 01/2011.
Esta STDA , eu venho alertando meus clientes desde 2006.e ai esta ela.

Boa sorte a todos.

antonio b de jesus

Antonio B de Jesus

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 13 dezembro 2010 | 23:31

Quando o governo feferal tiver todas as informações em suas mãos vais ser mais facil localizar qual o municipio-estado ou sub prefeitura e postos etão desviando verbas, por que o esped fiscal será até mesmo para os proprios deptos governamentais.

No futuro proximo , provalmente iremos receber a carteira federal como se fossemos , fiscais do governo, quando isto acontecer ninguem poderá levantar a voz contra nós : - que será desacato ao funcionario publico.É só isto que falta para nós contadores termos mais valor , junto aos clientes , alias até mesmos os advogados deverão ter respeito por nós.
Um dia seremos a vóz do Governo Federal.

Parabens a todos os contadores.

Gustavo R. Costa

Gustavo R. Costa

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 15 dezembro 2010 | 13:47

Pessoal,

Alguém sabe me dizer se o MEI tem de fazer a STDA..? afinal ele é um simples nacional, alguém conseguiu resposta disto... Com o novo manual, tirei qualquer duvida sobre Produtor Rural e nao vou fazer deles....

Meu medo é o fisco querer cassar a inscriaçao por falta nessa entrega...

valeu...

Ascofi Contabilidade - Gustavo Costa
Rua Cel. Bento Pires, 556, Centro, Tatui - SP
Fone: (15) 3251-7155
http://www.ascofi.cnt.br
Andre Luiz de Almeida Vitor

Andre Luiz de Almeida Vitor

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 dezembro 2010 | 09:12

Pessoal...Noticia Quentinha Sobre a Sub. da Declaracao e a Taxa Cobrada:

COMUNICADO CAT N° 039, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2010.

(DOE de 22.12.2010)

Esclarece sobre a cobrança de taxa para transmissao da Declaracao do Simples Nacional relativa à Substituicao Tributaria e ao Diferencial de Alíquota ?" STDA-Substitutiva.

O Coordenador da Administracao Tributaria, considerando o disposto nos artigos 1º e 3º da Lei nº 7.645, de 23 de dezembro de 1991, e na Portaria CAT nº 155, de 24 de setembro de 2010, esclarece que:

1. Para fins de transmissao de arquivo substitutivo da Declaracao do Simples Nacional relativa a Substituicao Tributaria e ao Diferencial de Aliquota? "STDA, de que trata o artigo 6º da Portaria CAT nº 155, de 2010, NAO sera cobrada a Taxa de Fiscalizacao e Servicos Diversos, instituída pela Lei nº 7.645, de 1991.

2. O deferimento da STDA-Substitutiva transmitida pelo contribuinte somente ocorrerá apos os procedimentos previstos no Capitulo III da Portaria CAT nº 155, de 2010.

3. As STDA-Substitutivas que forem deferidas terão a sua situacao alterada para valida e seu acompanhamento devera ser feito por meio da internet, no endereço eletronico https://www.pfe.fazenda.sp.gov.br, mediante indicação do protocolo de transmissao ou Inscricao Estadual e do ano de referencia da declaracao.

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 12:09

Olá pessoal. Aquilo que eu previa (leiam minhas postagens neste topico) aconteceu.
Os recolhimentos com codigo 247 e 064, que estavam em lançam. especiais na conta fiscal e que o fisco nos orientou a declarar na STDA, começaram a gerar debito aos contribuintes. É só acessar a conta fiscal e tentar verificar os valores atualizados dos debitos. Verão que já constam esses debitos. Fui ao PF e o chefe ficou de tentar resolver o assunto para mim. Acontece que as empresas com esse problema, logo não conseguirão nem certidão negativa.
Observação: Eles não estão gerando debito, quando são valores pequenos, mais quando são valores mais expressivos já aparecem os debitos, inclusive com a gare para imprimir

Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 16:13

Olá Oswaldo,

Nossa gente, qto mais eu rezo...kkkkk, apareceu tanto débito pros meus clientes, nem quero ver o que vai acontecer agora, é muita coisa pra mesma época, tantas declarações, prazo curto, to pirando!!!
Por favor, qualquer novidade poste pra ver se a idéia clareia um pouco, se eu souber de alguma coisa aviso aqui tbm...

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 20 julho 2011 | 16:07

Olá pessoal, como logo teremos STDA pela frente novamente, vejam uma resposta da SEFAZque recebi hoje:

Resposta da Mensagem 4820673
Bom dia

Nesse caso mencionado a STDA deverá ser retificada.
Att

SEFAZ-SP
Atenciosamente,

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Mensagem Original:

DECLARAÇAO STDA

No ano passado, quando da elaboração da STDA fomos orientados por v/sas no sentido de que os valores que constavam na conta fiscal em lanç. especiais, codigos, 146, 147, 064 deveriam ser declarados a debito na STDA. Isso fizemos, e agora na conta fiscal aparecem esses valores na coluna saldo, como debitos, e em alguns casos ja tem até gare para ser gerada.
Como regularizar?
Pedir correção na conta fiscal, retificar a STDA ou deixar assim mesmo, pois tratam-se de debitos informados por irentação de v/sas?
Obrigado





NÃO RESPONDA ESTE E-MAIL Para fazer uma nova pergunta, clique aqui.



Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

Consultor Especial , Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 20 julho 2011 | 19:25

Boa noite Oswaldo!

Eles alteraram o manual faltando 4 dias para entrega lembra?
Na verdade a função de informar os valores desses codigos, por exemplo :pagamentos feitos por terceiros da gnre a nossos clientes paulistas ,para mim a instrução seria para anular o credito que la constava, e não para gerar novo debito, pelo menos essa era minha visão sobre esses códigos.


MAURICI RIBEIRO BOTELHO JUNIOR

Maurici Ribeiro Botelho Junior

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 18:24

boa noite, e nesse caso então teremos que retificar a stda por causa dos debitos gerado e ainda recolher a taxa de retificação, sendo que eles nos orientaram a declarar esses codigos, pelo menos a taxa deveriam desconsiderar pq o cliente não vai querer pagar !!

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 08:00

Bom dia Mauricio.
Entrei em contato com os chefes de dois postos fiscais de minha região e ambos orientaram a não retificar a STDA e sim pedir o cancelamento dos debitos existentes na conta fiscal.
Sendo assim os robôs lá de S.Paulo orientam de uma forma e os chefes daqui de outra.
Enquanto isso tenho cliente que vai precisar se certidão negativa do ICMS e se esses debitos forem inscritos na divida ativa, não sei como vai ficar.
Já fiz o pedido de retificação de uma conta fiscal e o chefe do PF me diz que esse pedido vai ser encaminhado para São Paulo. (É lá que eles resolvem, rsrsrs)
Eu acho que o Corinthians ganha a libertadores antes desse problema ser resolvido, rsrsrs

ROBERTO FERREIRA

Roberto Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 10:07

Booom dia a todos!

Boa notícia (pelo menos no meu caso).

Averiguei as contas fiscais das empresas que contabilizo e verifiquei o seguinte:

Existe empresa, que gerou débitos na Conta Fiscal, daqueles valores informados que estavam no campo de Lançamento Especial, existe empresa que não gerou, existe empresa que gerou débitos de valores informados de diferencial de alíquotas e de estoque, que temos as guias em mão recolhidas, e estão aparecendo os valores na Conta fiscal como créditos, existe empresa que o empresário realmente não recolheu a guia, e deveria gerar o débito e não gerou. Existe empresa que foram informados todos estes tipos de débitos na STDA e a conta fiscal está correta, consultando através dos Valores Atualizados dos Débitos não Inscritos = NÃO EXISTEM DEBITOS EM ATRASO.

DEDUÇÃO: Provavelmente com a entrega da STDA, todos os débitos foram gerados automaticamente, cabendo ao FISCO cruzar as informações e baixar os créditos recolhidos. Só que não verificaram todas as empresas ainda, ou um ou outro Fiscal menos avisado, não conseguiu cruzar todos os créditos, já que na Conta Fiscal, aparecem recolhimentos de estoque, alguns no mês do levantamento do estoque, outros na data de recolhimento, quando a empresa recolhe atrasado, aparece o crédtito na data do recolhimento, só que refere-se a um outro mês anterior.

CONCLUSÃO: Portanto, como está uma bagunça enorme, o melhor é aguardar sem retificar as STDAs, pois isto poderá acarretar mais problemas ainda.

CONSELHO: Para aqueles que não podem esperar, precisam de Certidão, etc.... O melhor é verificar caso a caso, e ir ao Posto Fiscal resolver o problema individualmente. Já que os Chefes de Posto Fiscais e nem os Fiscais, não sabem nada, conforme o Colega Osvaldo, postou acima, eles tem que enviar para São Paulo, já que não sabem o que fazer.

Eu entendo, que se temos a Guias de Recolhimento, se está aparecendo os créditos na Conta Fiscal(se bem que fora de ordem), é só ir no PF e mostrar para o Fiscal. Agora quanto aos Lançamentos Epeciais, alguns até vieram a GNRE junto com a Nota Fiscal, então é só levar a mesma para provar, já aqueles que não tem a guia, temos que rezar, para que os fiscais agilizem a verificação e entendam a situação o mais rápido possivel, já que como eu disse, existe empresa que já está tudo correto.

Saudações.....

E BOA SORTE A TODOS.

Roberto.



Gustavo R. Costa

Gustavo R. Costa

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 15:46

complementando a informaçao do pessoal ai, a conta fiscal ta uma bagunça e os Postos Fiscais nao sabem dar instruçao pra resolver, tomem muito cuidado pois tenho casos de guias pagas em atraso que nao cairam corretamente e fica em aberto na conta fiscal e como se estivesse com recolhimento a maior no mes em que foi paga... isso porque já levei comprovante a e ainda consta em aberto depois 1 ano... agora vou partir pro requerimento... abr

Ascofi Contabilidade - Gustavo Costa
Rua Cel. Bento Pires, 556, Centro, Tatui - SP
Fone: (15) 3251-7155
http://www.ascofi.cnt.br
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 17:25

cristina,
onde trabalho o nosso programa já importa diretamente para o STDA,e quando for preenchido entrarei em contato, porque a entrega é em out/2011 e não verifiquei ainda o manuel
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2011 | 10:18

Em todos meus clientes em que informei na STDA de acordo com o que a propria SEFAZ orientou aparece divida quando consulto a situação da conta fiscal, inclusive lá tem até a GARE para gerar.
Estou entrando com processos no posto fiscal para corrigir a conta fiscal e está dando o maior traballho. Alem das guias recolhidas estão questionando até que os recolhimentos foram efetuados fora do prazo (e nao foram), porque na conta fiscal a referencia de uma gare recolhida referente antecipação tributaria consta na referencia anterior ao do recolhimento e isso faz com que o sistema entenda que foi recolhida em atrazo. Aí temos de provar para "os caras" o obvio. Em resumo, mais uma vez, nós do escritorio, somos vitimas das trapalhadas

Cristina Santos

Cristina Santos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2011 | 13:52

João figueiredo,
onde trabalho o programa também imnporta diretamente para o STDA, só não sei os lançamentos foram feitos de forma correta, porém, a minha dívida é se gera algum débito na Conta Fiscal se eu não lançar nenhuma gare na Declarãção?

Abs

Obrigada

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2011 | 14:10

cristina,
eu não verifiquei ainda o STDA, mas em nossos programas é gerado um relatório antes de fazer a transmissão, conferimos e posteriormente transmitimos, se em seu programa gerar um relatório e estiver correto os recolhimentos, não há o que se preocupar, entendeu?
pode acontecer de sua empresa ter recolhido, e não constou no STDA, mas constou na conta fiscal, provavelmente teria que retificar o STDA, apesar que nem sei se pode retificar ou não.
como o prazo pra entrega é dia 31/10/2011 não fizemos ainda ref 2010

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 11:29

Bom dia a todos!
Acho que é o sistema da SEFAZ que está com problema mesmo. Cancelei a Inscriçao Estadual de uma empresa do SIMPLES em 2011. Entrei agora na conta fiscal dela para fazer a STDA de 2010 e vi que ela tem debitos gerados pela entrega da STDA de 2009, relativo as GNREs pagas e informadas na STDA. Se nao fosse problema do sistema da SEFAZ, eles nao teriam cancelado a inscriçao, pois o debito é alto. Eles devem ter visto o debito e ter relacionado a conta fiscal de 2009, onde os valores de debito contem o credito, só que por algum motivo ele lança o debito novamente. Fora que o estado é muito rapido na cobrança, e tanto desta empresa como de outros clientes que tbem contem debito por causa da STDA/GNRE ainda nao receberam a cobrança.
Quanto a STDA/2011 o manual, que está um pouco mais esclarecedor do que do ano passado, fala de preencher tres quadros, onde um deles (o segundo) é sobre GNRE. Entao se é para preencher a GNRE porque depois eles ainda mantem o debito sem vincular o credito na conta fiscal.
Bom, na proxima semana levarei a conta fiscal de 2009 de alguns clientes no posto fiscal da Sé/SP para eles falarem o que deve ser feito.
Outro detalhe, no manual deste ano informa que dá para alterar a STDA on line, nao menciona multa.
Obrigado e até mais.

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 11:51

janaina,
tivemos hoje na sec da fazenda, e o sistema da sec da fazenda não esta recolhecendo a gnre ref 2009, onde outros estados recolhem em favor de sp

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 12:02

douglas,
lança como esta na conta fiscal!
se as empresas lançar fora da conta fiscal , no caso de empresas de outros estados que recolhem em favor de sp, a sec.da fazenda vai pedir um requerimento e levar todas a nfs, na verdade é uma falha do programa da sec.da fazenda que quando aparece os débitos o sistema esta recolhecendo como se fosse o icms normal no cód 046-2
é coisa de loco, como diz o ratinho!

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 12:10

douglas,
quando aparece os valores na conta fiscal,são a antecipação da st e di.de alçiquotas, pora isso mais nada
eu vou lançar somente o que esta na conta fiscal o que meu cliente recolher, as gnre que foram pagas por outro estado n~em vou esquentar a miunha cabeça, então lança o que esta na conta fiscal, fora isso é problema da secda fazenda

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Gustavo R. Costa

Gustavo R. Costa

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 11:38

Amigos venho vendo os debates ai e estou preocupado, pq segundo o manual da STDA de 2009 deveriamos informar os valores pagos por GNRE e nao somente oq aparece na conta fiscal, pelo menos foi isso q fiz e hj esta lá os debitos em abertos, mas isso pelo jeito é falha de sistema deles e coisa simples de se resolver já que quase todos os debitos pagos por GNRE aparece na conta fiscal, mas e agora as GNRE sobre produtos onde a protocolos ou convenio com SP e a guia de GNRE deveria ser pago nos dados do vendedor de fora do estado..? esses sao nao provarmos o estado pode querer cobrar...

Ascofi Contabilidade - Gustavo Costa
Rua Cel. Bento Pires, 556, Centro, Tatui - SP
Fone: (15) 3251-7155
http://www.ascofi.cnt.br
Página 8 de 15

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.