x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 11.049

Nota CFOP 2.201, como lanço no meu sistema???

Lucas

Lucas

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 2 dezembro 2010 | 10:40

Olá

Recebi uma nota que o meu fornecedor emitir com o CFOP 2.201
Ele deu entrada dessa mercadoria no estabelecimento dele, agora eu preciso dar a baixa nesse produto e escriturar essa nota, como eu faço isso???? Ou eu não lanço essa nota e emito uma nota de devolução?

Renan Christen Botelho

Renan Christen Botelho

Prata DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 2 dezembro 2010 | 12:59

Essa CFOP é de entrada de devolução de produção do estabelecimento.
Seu caso está confuso amigo, poderia explicar melhor o que exatamente aconteceu?
é uma devolução normal e você quer saber como lançar?
se for isto, na entrada de devolução, se for ela total, deve-se creditar de todos os impostos que foram debitados na saída, se for uma devolução parcial, será feito o estorno dos impostos de maneira parcial também, que corresponderá a unidade x valor unitário.

Mais ainda insisto, explique melhor seu caso.

"O homem só é grande, quando ele se ajoelha, diante do senhor, pra tomar puxão de orelha" - Trilha Sonora do Gueto
Lucas

Lucas

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 2 dezembro 2010 | 19:34

Eu fiz uma nota de devolução de mercadorias para o meu fornecedor, mas faltou um produto.
Ao invés do meu fornecedor me solicitar que trocasse a nota ou fizesse outra, ele emitiu uma nota com o CFOP 2.201 para dar entrada no seu estoque nesse produto que estava faltando e me mandou essa nota pra eu dar entrada no meu sistema. O que eu faço agora?? Lanço essa nota como 6.202?? Mas ai pra lançar nesse CFOP, eu preciso emitir a nota, correto???

Renan Christen Botelho

Renan Christen Botelho

Prata DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 6 dezembro 2010 | 11:49

Bom dia amigo, o processo ao meu ver está totalmente incorreto.

vou colocar por pontos:

1) Este produto que faltou na nota, foi devolvido fisicamente ao fornecedor? se sim, siga observação 2, e não siga observação 3.

2) Sendo devolvido o produto fisicamente ao seu fornecedor, mesmo sem constar na sua nota de devolução, ele fez uma nota fiscal de devolução própria, com a CFOP 2.201 , ou seja, ele corrigiu o problema fiscal e de estoque dele, assunto encerrado, de maneira correta para o problema.

3) Se não foi devolvido fisicamente o material, o seu fornecedor não pode fazer uma nota fiscal de devolução própria apenas para se creditar dos impostos que debitou na venda, ele está fazendo errado, pois a mercadoria precisa fisicamente voltar pra ele, ou ele faz a devolução e lança posteriormente uma nota de desperdício de produção ou algo do tipo, porém mesmo assim não está correto...

Resumindo, se ele emitiu esta nota de devolução própria, você NÃO deve lançar a NOTA DE DEVOLUÇÃO PRÓPRIA DELE, em seu sistema, o saldo para ele já foi baixado, e para dar baixa no seu estoque, sugiro executar uma simples remessa para ele, como 6.949.

"O homem só é grande, quando ele se ajoelha, diante do senhor, pra tomar puxão de orelha" - Trilha Sonora do Gueto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.