x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 10.009

Retenção de impostos - Pagamento de PJ para PF

Cibele Lima

Cibele Lima

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 20 janeiro 2011 | 13:58


Srs,


Há retenção de que impostos no pagamento de serviços de engenharia (elaboração de quesitos, vistoria etc) que uma pessoa juridica faz a uma pessoa fisica?


pis/cofins/csll ?

inss?

imposto de renda?


Funciona assim: a pessoa juridica paga o liquido descontando os impostos? (e depois a propria PJ paga os impostos ao orgao) ???

Ennelise Raquel da Silva

Ennelise Raquel da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 20 janeiro 2011 | 16:09

OLá Cibele,


Pelo que eu entendi Uma PJ está faturando para uma PF certo? Nesse caso para PF não há retenção.Essas retenções é somente destacadas quando emitidas para PJ , Nesse caso você não irá reter e sua empresa pagará os impostos na propria apuração, não sendo necessário emitir outra DARF para o recolhimento dos mesmos.

Quando emitidas para PJ o destaque desses impostos serão o seguinte:

IRRF: quando a NF foir maior ou igual a R$ 666,00 é retido 1,5%

Pis/cofins/CSLL : quando a NF foir maior ou igual a 5001,00 é retido os 4,65%

INSS nessa caso de serviços de engenharia não é destacado.

Sendo assim essa retenção abaterá em seus impostos.

Espero ter ajudado.

Cibele Lima

Cibele Lima

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 20 janeiro 2011 | 16:20

VOCE DISSE "Nesse caso você não irá reter e sua empresa pagará os impostos na propria apuração, não sendo necessário emitir outra DARF para o recolhimento dos mesmos."


Nao entendi bem....então nao preciso fazer nada....pago o valor total ser descontar nada e pronto. é isso?


A pessoa física que está emitindo o recibo diz para mim que tem 16,33% de impostos. Por isso a minha dúvida, eu tinha que pagar 4.200,00 + 686,00 (que equivale ao 16,33%) = 4.886,00

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 20 janeiro 2011 | 23:35

Cibele,

Faturamente de PJ para PF nao ha retenção desses impostos, apenas PJ para PJ.
Agora esses 16,33% que ele está de cobrando de impostos, sinceramente nao faço ideia o que seja, pergunte a ele e nos responda aqui para matar essa duvida.

Espero ter ajudado

Um abraço!

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.