x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 10

acessos 6.302

NFVC on line versus Industria!

patricia lavecchia

Patricia Lavecchia

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2011 | 10:12

Amigos minha empresa é comércio varejista e prestador de serviços em São Paulo, emitimos a NFVC (on line), não é o cupon fiscal nem a NFVC mod 2, para a venda de mercadoria e tenho um cliente que é uma indútria que diz não poder aceitar essa NFVC on line por ser indústria, sendo que o material que ela me compra é para uso e consumo em sua fábrica.
Alguém sabe me dizer se ela está correta?? E qual seria o embasamento disso??
Grata

Ednelson José Mazzetto

Ednelson José Mazzetto

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2011 | 10:36

5. O que é a Nota Fiscal de Venda a Consumidor (Modelo 2)?
A Nota Fiscal de Venda a Consumidor, Modelo 2, é emitida nas vendas a pessoa física ou jurídica, em que a mercadoria for retirada pelo comprador ou por este consumida no próprio estabelecimento.

embora estes embasamentos sejam dificultosos, para empresas que aproveitam crédito de ICMS a nota fiscal a ser emitida é a NF modelo 1 ou em casos recentes a NF-e modelo 55, a empresa está correta em não aceitar esta NFVC pois ela não permite o aproveitamento de crédito, como o seu nome diz é uma Nota de Venda a Consumidor, tem o caráter de terminar ali a operação, no caso desta indústria, ela vai continuar o trâmite operacional.

vou ver se consigo melhores explicações e te falo

Ednelson José Mazzetto

Ednelson José Mazzetto

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2011 | 11:03

NFVC mod 2 é a antiga em papel, bloquinhos, a NFVC on line é direto na fazenda, se o seu cliente não é contribuinte do ICMS ele não pode operar com venda de mercadoria para industria, entenda,não é porque não recolhe o ICMS mensalmente por apuração na GIA que não é contribuinte, se ele for simples nacional e em sua atividade constar comércio, etc, é contribuinte, mas a IE deve estar ativa, caso contrário é preciso regularizar pois sem IE e com IE não habilitada, não pode concluir transações com mercadorias, mas se você emite NFVC on line ele é contribuinte - veirifque no contrato e na DECA Sefaz qual a atividade principal e se não existe inconsistências no cadastro.

patricia lavecchia

Patricia Lavecchia

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 11:56

Bom dia amigos. Estou começando a emitir DANFE e tenho a seguinte dúvida
Minha empresa é simples nacional, comércio varejista, vendemos somente para pessoa juridica, quanto compro mercadorias vem no DANFE de meu fornecedor o descaque de ICMS, IPI (qnd tem), ST (qnd tem).
Quanto vendo essa mercadoria tenho que destacar a BC ICMS e porcentagem de ICMS igual a descrita na Nota do meu fornecedor?
Meu contador diz que não, pois sou optante pelo SImples Nacional, devo deixar em branco.
Minha dúvida é se devo ou não destacar.
Agradeço.

José Diego Oliveira Silva

José Diego Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 13 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 13:06

Se você é do simples Nacional não deve destacar ICMS e nem o IPI.
No caso do ICMS, você possui uma aliquota "diferenciada"... Que varia de acordo com o seu faturamento...

O valor ref. ao ICMS, deve ser destacado no campo de "Dados Adcionais" informando o valor e a aliquota utilizada...
Quando ao IPI, não deve ser destacado na NF... Quando você comprar mercadorias com tal tributo destacado, o mesmo deverá apenas compor o custo de seu produto, nunca ser repassado para o proximo da cadeia recolher...

José Diego
Coord. Adm/Fin/Fiscal
R&D Mediq
patricia lavecchia

Patricia Lavecchia

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 15:03

Jose Diego minha empresa é em SP qnd adquiro mercadoria aqui e a revendo para o RJ também não faço nenhum tipo de destaque no ICMS?
Outra dúvida se não for lhe atrapalhar, no emissor de danfe 2.0 tem o calculo de ICMS ST e PIS ST, não consigo zera-lo dá erro. Devo colocar porcentagem ou valor?
Desde já agradeço sua atenção!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.