x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 758

nota fiscal de saída

carlos sulymar santos costa

Carlos Sulymar Santos Costa

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 15:08

Boa tarde, estava fazendo a escrituração fiscal e tive uma dúvida que ninguém me respondeu com convicção.
Por que na nota fiscal de saída tem as opções para você marcar se a nota fiscal é de entrada ou saída?Na hora pensei que essa opção de entrada seria impossivel, porque eu não posso emitir uma nota para eu mesmo, mas um amigo de trabalho disse que essa opção seria para cliente PF.
Ex:Eu mando uma mercadoria em consignação para um cliente PF e como ele não tem NF eu emito minha própria NF e marco a opção ENTRADA.Isso funciona mesmo dessa forma?
No caso dessa NF que eu estou escriturando é de PJ-PJ.

Abração

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 08:25

Bom dia Carlos,

As Notas Fiscais mercantis foram uniformizadas com a criação dos Modelos 1 e 1A, elas valem para os ramos comercial e industrial, e não são notas fiscais de "saída", são notas fiscais podem ser emitidas para as "entradas" ou para as "saídas" de mercadorias.

São mais comuns os casos de emissão de notas fiscais de "saídas", principalmente nas vendas, mas existem muitos casos de emissão de notas fiscais de entradas.

Os casos de Retorno de Remessa por exemplo vem bem a calhar neste exemplo, e os mais comuns são quando a empresa adquire mercadorias ou bem do ativo imobilizado de pessoa física, emitindo assim uma nota fiscal de entrada em nome da pessoa que foi feita aquisição.

As formas de emissão são diversas dependendo da operação, veja no link abaixo os exemplos:

http://www.sitecontabil.com.br/consultas/notafiscal_sp.htm

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.