x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 4.502

Operação Triangular

Weliton Barbosa Baeta

Weliton Barbosa Baeta

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 4 março 2011 | 19:57

Colegas, estou com um caso de industrialização de esquadrias de alumínio em operação triangular. Como proceder no seguinte caso: (Cliente 1, Fornecedor 2, Indústria 3). O Cliente compra a matéria prima de um fornecedor, na qual este fornecedor envia uma nota de venda para o cliente e uma outra c/CFOP 5.924 para empresa que vai industrializar. Detalhe este cliente é um Condomínio(Obra).
Depois que (nós) industrializamos o material, emitimos uma nota de retorno de mercadoria com o CFOP 5.925 para o fornecedor e uma outra para o cliente cobrando a industrialização com o CFOP 5.125.
No caso a nota de devolução para o fornecedor é apenas simbólica, pois não estamos enviando o material de volta para ele. Já para o cliente enviamos o produto final desta industrialização.
Esta operação esta correta?
A emissão da devolução ao fornecedor é certa? Devemos emitir também para o cliente alguma nota do resultado desta industrialização?

Conto com a ajuda de vocês.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 7 março 2011 | 16:57

Olá Weliton,

Esta operação ocorre desta forma porque o industrializador utiliza a matéria prima do seu fornecedor para a industrialização, com isso quando o produto estiver acabado só irá cobrar mesmo o valor dos serviços de indutrialização, sendo assim haverá que emitir esta nota de retorno de remessa para industrialização da matéria prima para que o fornecedor faça a composição do produto final somando ao valor dos serviços de industrialização.

Portanto está correta esta operação.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Weliton Barbosa Baeta

Weliton Barbosa Baeta

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 8 março 2011 | 11:40

Oi Gilberto,

Só uma dúvida, a nota que emitimos para o Fornecedor foi apenas simbólica, pois o produto final foi nós que elaboramos.
A minha dúvida é justamente isso, posso apenas emitir uma nota de devolução simbólica para o fornecedor e uma outra para o cliente cobrando o valor da Industrialização?

O Fornecedor neste caso emitiu duas notas, uma para o Cliente cobrando apenas a matéria-prima e uma outra (a pedido do cliente) para nós realizar o processo de industrialização e devolver diretamente para o cliente.

Desde já agradeço sua ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.