x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 11

acessos 13.632

Escrituração Fiscal Com ST

Sergio Matos

Sergio Matos

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 16 março 2011 | 16:33

Uma panificadora onde os frios e os refrigerantes que são comprados para revenda têm substituição tributária. na minha escrituracao de entrada elas entram com o CFOP 1.403, e na compra de farinha de trigo para o preparo do pão o CFOP é 1.101 ou 1.401 e os produtos para a fabricaçao de bolos bolacha derivados da farinha de trigo ex margarina, acucar fermento, sal qual seria o CFOP ? as notas de saida que são emitidas pela empresa são notas fiscais D-1 (consumidor), onde sao separadas por prod tiram um nota de pao e derivados e outras com frios e refrigerantes qual seria o Cfop de venda dessa notas de saida


JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 17 março 2011 | 13:33

sergio, boa tarde!
1-quando for prod. de s/fabricação , cfop 5101
2-quando for prod. para revenda, cfop 5102
3-quando for prod.de s/fabricação com st, cfop 5401
4-quando for prod.para revenda c/st , cfop 5405
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 17 março 2011 | 13:35

sergio,
complementando,
nas nf.consumidor não tem campo de cfop, esses lançtos. seriam somente na escrituração fiscal
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Alexsandro F G C

Alexsandro F G C

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2012 | 09:45

Bom dia,
Tive uma dúvida quanto a esse (CFOP .101), ele não é somente utilizado por indústria?
Por exemplo, tenho uma panificadora, ela produz pães, roscas, quitandas... Ela compra açúcar, leite, farinha, fermento e demais produtos para realizar fabricação. Mas é uma pequena panificadora e não uma indústria.
Nesse caso, produtos de fabricação estarão enquadrados no Simples Nacional, pelo Anexo II, que é indústria.
Então, como devo proceder, visto que é uma panificadora e seu CNAE não é indústria?

Alexsandro F.G.C.
Escrita Fiscal - Caldas Novas/GO
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2012 | 10:15

alexsandro,bom dia!
"no meu entendimento produtos de panificação, o cnae correto seria de somente de comercio , tendo em vista que padarias recebem a mat prima p/fabricação dos pães correto,mas por se tratar de vendas pra consumidor final, creio eu que nesse caso a substituição deixa de existir,eu aconselharia voce verificar com seu contador pra não ter problemas futuros de fiscalização
por se tratar de vendas para consumidor final, provavelmente não tenha substituição e cfop correto é cfop 5101"
na aquisição de farinha,açucar ,leite e fermento qual cfop que vem destacado nessas nfs?
abs

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Alexsandro F G C

Alexsandro F G C

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2012 | 14:33

Joao Figueiredo,
obrigado pelo esclarecimento...
Faço a Escrita Fiscal dessa panificadora, e esse é meu grande dilema, como se trata de comércio não posso lançar CFOP 5.101 para vendas dos pães e produtos feitos por ela... mas acredito que por descrição do próprio CFOP, lançar como venda 5.102 também não seria coerente.
A farinha, açúcar, e demais produtos utilizados vem com CFOP da fabricante, 5.101 nas NFs emitidas pelas indústrias que essa panificadora compra. Se trata de produto tributado.
O que me deixa em dúvida é: como lançar a nota de venda ao consumidor? Por se tratar de produto feito pelo estabelecimento, e não ser considerado indústria, apenas panificadora.
Grato,
Alexsandro

Alexsandro F.G.C.
Escrita Fiscal - Caldas Novas/GO
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2012 | 15:27

alexsandro,tudo beleza?
voce tem que basear pela entrada na sua escrita, se o fornecedor mandou farinha por ex no cfop 5101 e sua procedencia for fabricação de pães na sua escrita teria que ser cfop 1101 (mat prima)apesar que panificação deve ter um tratamento diferenciado em relação a industria porpriamente dita, eu acho que no seu caso tem que seguir de acordo com o cnae
voce pode pedir orientação com o sindicato,nesse sentido ou com outras padarias de sua região tambem
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Martins

Martins

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2012 | 15:59

Boa Tarde,

No RIPI - Regulamento do IPI
Art. 5o Não se considera industrialização:

I - o preparo de produtos alimentares, não acondicionados em embalagem de apresentação:

a) na residência do preparador ou em restaurantes, bares, sorveterias, confeitarias, padarias, quitandas e semelhantes, desde que os produtos se destinem a venda direta a consumidor; ou

b) em cozinhas industriais, quando destinados a venda direta a pessoas jurídicas e a outras entidades, para consumo de seus funcionários, empregados ou dirigentes;


Quanto as NF e escrituração ver POST

Espero ter ajudado

"Todos nós nascemos originais e morremos cópias"
"A defesa da miséria é um subproduto da miséria intelectual"- Roberto Kenard

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.