x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 4.887

Remessa entre Matriz e Filiais

Manoel Gonçalves Filho

Manoel Gonçalves Filho

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 18 março 2011 | 15:01

Saudações a todos!

Gostaria de saber se alguém poderia me instruir basicamente sobre como funcionária as remessas de um empresa Matriz para as Filiais e vice versa, quando as mesmas estão em municipios distintos. Os caminhões estão em nome da matriz.

Fiquei confuso porque esta semana me disseram que precisava incluir a atividade de Transporte Rodoviário de Cargas (minha empresa tem atividade de comércio varejista de móveis e equip. de informática) e emitir NF de frete quando fizer as transferencias... isso procede? Preciso de cadastro a ANTT para este tipo de operação?

Desde já agradeço.

Manoel
Júlio M.

Júlio M.

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 março 2011 | 15:12

Boa Tarde Manoel .

Basicamente em se tratando de Transferencias. vc tem que analizar o motivo da mesma. veja onde se enquadre a operação nos seguinte codigos fiscais:
Saídas:
5151 - Transf. prodoção
5152 - Transf. Merc. Recebida.

Entradas:
1151 - Transf. p/ indust.
1152 - Transf. p/ comercialização.

Quanto a ser caracterizado como transportador, não precesa ter cnae de transportador para isso, muito menos emitir uma nota (como você emite nota de serviço para você mesmo?) pois a empresa pode ter caminhao proprio para transf. ou vendas de suas mercadorias... nada impede

Pesquise a respeito de ANTT, apesar de não ter muito conhecimento, que eu saiba, todo veiculo de transporte terrestre é obrigado ter esse cadastro. independante de ser empresa de transporte ou caminhão de entrega.
Pra não te falar coisa errada, deixo o site para estudar o caso.

http://www.antt.gov.br

Abraço.

LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 21 março 2011 | 16:46

boa tarde,manoel o cfop que o colega julio comentou esta correto no meu ver,na questao no antt,todo transportador precisa de obtelo,pode ser como autonomo com veiculo proprio,ou empresario,na qual para transportador sera necessario uma nota para transporte,ct-e ou prestador de serviço talvez no seu caso possa ser o nfe de varejo,mas e bom consultar o plantao fiscal,da localidade,nas esferas ,visto eles ajudam nesse sentido.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.