x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.571

NF-e Referenciada, Quem deve ser o Destinatario?

eduardo dress

Eduardo Dress

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 22 março 2011 | 11:16

Bom dia a todos.
Engraçado como certas perguntas se repetem aos montes, e outras não são feitas ou pelo menos eu nunca consigo encontrar alguém com a mesma duvida. Pois bem, pesquisei no fórum e na internet a seguinte questão e assim gostaria da opinião de vocês do fórum.

Haja uma devolução de venda, no qual a empresa tenha que fazer um nota fiscal de entrada, quem será o DESTIANATIO da NF-e. Analisando o layout 20 NF-e esta bem explicito que o GRUPO para os dados do destinatário é apenas para destinatário, logo no meu entendimento o destinatário nesse caso será a própria empresa emitente, e que esta recebendo a mercadoria de volta. Porem veja muitas nfe de devolução no qual o destinatário é o cliente que esta devolvendo a mercadoria.
Visto também que agora existe os dados para nota fical referenciada, então para qualquer NF-e de entrada no qual a empresa seja o emitente, exemplo: nota de importação, produtor rural, serialista, devolução ... e que exista uma nota que dera origem a essa entrada, necessitara os dados dessa nota, no qual é a nota referenciada.
Logo fica outra pergunta, posso emitir uma nota de entrada no qual eu seja o emitente, para varias notas referencias de CNPJ diferentes? Acredito que sim pois pelo layout 20, existe o campo CNPJ para cada NF refenciada e existe a possibilidade de informar varias notas referenciadas, logo tendo 10 notas de devolução poderia eu fazer apenas uma NF-e de entrada.
Quem tiver alguma opinião eu agradeço.

regina celia de souza

Regina Celia de Souza

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 09:28

Realmente vejo muitos contadores orientado os clientes colocarem no destinatarios de suas proprias notas de entrada os dados do cliente ao inves de seus proprios dados.

Pois entendo que apenas estou substituindo a emissao da nota que o meu cliente deveria ter feito a minha empresa e se ele emitisse a nota de devolução para minha empresa no campo destinatario sairia os meus dados, pois quem estara recebendo de volta mercadorias,impostos e tudo mais é a minha empresa.

Portanto realmente quando eu faço entrada de uma nota emitida, os dados remetente e destinatario ficará preenchidos com os meus dados pois sou eu quem estou recebdo a mercadoria, e no corpo da nota nas observações referencio o ocorrido e justifico a operação.

Mas não é o que vemos por ai no dia a dia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.