x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 992

Responsabilidade no recebimento de documentos

Alexandre Toniazzo e Camargo

Alexandre Toniazzo e Camargo

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 14:07

Estou na dúvida com a seguinte situação:

Qual a responsabilidade de uma empresa em saber que a empresa com quem ela opera é obrigada ou não a emitir a NF-e?

Antes da NF-e não podíamos receber recibos por não terem validade fiscal, agora, como podemos saber se a nota que estamos recebendo possui validade fiscal, ainda mais quando UFs aceitam a adesão parcial da NF-e?

Espero que possam me ajudar no assunto.

Obrigado.

gustavo souza franco

Gustavo Souza Franco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 19:19

Alexandre,

para vc saber se a NFe tem validade juridica vc deverá acessar o portal da NFe e se ela estiver constando no banco de dados da receita está td ok, se não constar é pq tem algo errado.

O ponto chave é a chave de acesso, se ela nao existir é pq a NFe está com algum problema.

ATT!!!!

Alexandre Toniazzo e Camargo

Alexandre Toniazzo e Camargo

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 08:49

Gustavo,

Obrigado pela resposta, mas quando perguntei sobre a validade da nota foi no seguinte sentido: eu, cliente, recebo uma nota modelo 1 ou 1A do meu fornecedor, a princípio não haveria problema, mas se ele estiver obrigado a emitir a NFe a nota neste modelo perde a sua validade, certo? Então podemos dizer que eu estarei recebendo um documento sem validade fiscal. Mas como controlar este tipo de situação sendo que alguns estados permitem a adoção parcial da NFe? E eu, cliente, devo realmente ser responsabilizado por aceitar a nota modelo 1 ou 1A?


Espero ter sido mais claro.


Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.